Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Machado de Assis.net

Cláudia Sampaio

Diálogos de Machado

Imagem da página inicial do site
http://www.machadodeassis.net

A formação de um escritor é constituída, em grande parte, pelo diálogo que estabelece com outros escritores. Esse diálogo pode ser revelado pelo estilo e, ainda, por alusões e citações. O mapeamento dessas marcas é revelador não só das leituras feitas pelo escritor mas principalmente de como ele se apropriou desse material para construir sua obra.

Imagine ter acesso a esse mapa numa obra tão extensa como a de Machado de Assis? A Internet tornou possível o que antes seria inviável. Idealizado pela pesquisadora Marta de Senna, o site www.machadodeassis.net, lançado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, surgiu do projeto de criar uma obra de referência onde fosse fácil para o leitor de hoje encontrar informação sobre as inúmeras alusões que Machado de Assis faz, em seus romances e contos, a outros autores, à Bíblia, a personagens históricos, à mitologia e a diferentes tradições culturais. A pesquisadora percebeu que somente um site poderia dar conta do grande universo de informações e, ao mesmo tempo, ser dinâmico o suficiente para ser constantemente corrigido e aperfeiçoado.

Ao selecionar a categoria Romance, seguida de Personagens, o internauta tem acesso, por exemplo, à referência que Machado faz, em Dom Casmurro, à tragédia Othelo, o mouro de Veneza, de Shakespeare.

O trabalho cuidadoso de Marta Senna e sua equipe, aliado à riqueza de seu objeto de pesquisa, permitem uma navegação repleta de prazer e conhecimento.

Além do banco de dados, o site apresenta uma biografia resumida do escritor, uma bibliografia básica com cerca de 30 títulos; num futuro breve, haverá uma revista eletrônica com artigos sobre o autor. Confira!

Publicado em 11 de março de 2008

Publicado em 11 de março de 2008

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.