Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Leituradiaria.com
Raquel Menezes
Leitura diária por e-mail
http://www.leituradiaria.com/
Um bom e interessante modo de os professores de literatura incentivarem seus alunos a adquirir o hábito de ler é leituradiaria.com. Simples de manusear, sem muitas entradas e saídas, com um menu principal objetivo, o site é um ótimo estimulante à leitura dos alunos, bem como de pais que não possuem tempo de visitar bibliotecas e/ou livrarias. A divisão é bem sucinta, contendo, um menu dividido em Título, Autor e Gênero, este por sua vez subdividido em seções como Auto, Conto, Filosofia, Política etc.
Descrito como “uma maneira simples de ler livros para você que gosta de praticidade”, o site possui ainda um menu com as obras mais assinadas nos últimos 30 dias, o que é um incentivador para os que estão na dúvida do que escolher para leitura. Além disso, na página principal há uma lista com as novidades. Ou, mais precisamente, um histórico contendo as atualizações e as obras inseridas no site.
O site, lançado a 1º de junho de 2007, disponibiliza desde clássicos da literatura brasileira, como A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, a autores fulcrais para o entendimento do nosso pensamento, como Platão e Nietzsche. E o mais incontornável livro de todos os tempos, por motivos religiosos ou não: a Bíblia. Além do mais, o sítio oferece livros mais recentes, como A revolução dos bichos, de George Orwell.
Depois de elegida uma obra dentre a vasta oferta, basta preencher o pequeno formulário, escolher os dias da semana para recebimento (podendo ser de segunda a domingo), o horário (manhã, tarde e noite) e o tamanho dos trechos (para ler em 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 minutos) e informar o e-mail para o qual deverá ser enviado gratuitamente o título desejado.
É, portanto, calculadamente, uma fonte cheia para os professores desejosos de incitar o interesse pela leitura em seus alunos. Ademais, por ser um espaço democrático e em constante construção, os livros que não estão disponíveis podem ser incluídos, desde que sejam feitas sugestões.
Publicado em 6 de janeiro de 2009
Publicado em 06 de janeiro de 2009
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.