Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Livra Livros

Alexandre Rodrigues Alves

Não deixe seu livro mofar na prateleira

Imagem da página inicial do site
http://www.livralivro.com.br/r

Tudo começou quando Samur Araujo buscou um livro e não o encontrou, mesmo tendo consultado amigos, livrarias e mesmo sebos. O que ele fez? Criou um site para oferecer esse benefício a que ele não teve acesso: intermediar a troca de livros entre vários usuários cadastrados.

O site em si não é nada de excepcional – visual ou textualmente. A ideia que ele comporta, sim, é sensacional: permitir que o visitante troque os livros que já leu – que não interessam mais a ele, que ganhou em duplicata ou cujo tema ou autor não lhe agrada – por outros em que estava de olho mas não tinha dinheiro ou certeza de comprar.

Esse é o conceito central do Livra Livro: em vez de você ficar guardando livros em casa e tendo que gastar dinheiro sempre que quiser adquirir novos (as editoras e livrarias que não me leiam), vale a pena visitar o site. Após se cadastrar, você relaciona os livros de que quer se desfazer e indica os que estão na sua alça de mira.

Pronto! O sistema se encarrega de realizar a troca: utilizando um mecanismo inteligente, possibilita a troca simultânea entre múltiplos usuários, o que aumenta enormemente a chance de cruzar interesses e efetivar o processo. Quando a troca é aceita por todos os usuários envolvidos, estes são informados do fato. Aí só falta colocar o livro nos correios e esperar a chegada do seu novo companheiro.

Simples assim: acertada a troca, é só colocar o livro no correio para o futuro leitor. Não é bom ter um livro pelo preço de uma encomenda – que varia de R$ 3,00 a R$ 8,00, em função do peso, para entregas no Brasil?

Falando do site propriamente dito, sua estrutura é bem simples: tem um pouco da história da sua construção e um FAQ (frequently asked questions – questões mais frequentes) sobre o sistema do Livra Livros.

Para quem está de olho em alguma obra e tem outras disponíveis, é uma oportunidade e tanto de renovar a biblioteca por um valor muito abaixo do esperado.

Outro site que faz o mesmo papel é o www.trocandolivros.com.br. Vale a pena a vista a ambos; quem sabe o livro que falta em um há disponível no outro?

Publicado em 31 de março de 2009

Publicado em 31 de março de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.