Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Museu Nacional

Ana Manuella Soares

Uma volta no tempo

Imagem da página inicial do site
http://www.museunacional.ufrj.br/

Em junho próximo, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 191 anos. Para comemorar a data, a unidade lançou um novo site com imagens belíssimas de seu acervo de 3.000 peças que compõem as exposições abertas ao público.

O Museu Nacional da UFRJ é único no Brasil. É a primeira instituição científica brasileira, criada em 1818 por D. João VI, e possui o maior acervo de História Natural e Antropologia da América Latina.

Na seção O Museu, é possível dar uma volta no tempo passado e acompanhar por imagens a trajetória de construção desse patrimônio, desde 1759, quando as terras das fazendas de São Cristóvão, do Engenho Velho e do Engenho Novo foram expropriadas de jesuítas e, posteriormente, presenteadas pelo fidalgo Elias Antônio Lopes à corte de D. João VI, em 1808.

Mas a grande viagem é mesmo o link Exposições, onde o visitante pode percorrer salas virtuais com as exposições frequentemente abertas ao público e observar várias das peças do acervo arqueológico egípcio, mediterrâneo, pré-colombiano e brasileiro.  A maior parte dos objetos data de 1826. As peças foram arrematadas em leilão pelo imperador D. Pedro I, que as doou ao então Museu Real, fundado em 1818.

A Coleção Greco-Romana foi fruto do fascínio da imperatriz Teresa Cristina Maria pela arqueologia; conta, hoje, com mais de 700 peças. O acervo mediterrâneo reúne preciosidades da produção têxtil, metalúrgica e ceramista das civilizações ameríndias, antes e depois do contato com as civilizações europeias.

A arqueologia brasileira também está presente, com peças do acervo pré-histórico e das terras dos sambaquieiros, antigos habitantes da costa, cujos fragmentos datam de 7.000 anos.

Além da arqueologia, há virtuais com acervos das áreas de Geologia, Paleontologia, Antropologia Biológica, Zoologia e Etnologia.

No link Publicações é possível baixar (em formato pdf) publicações e revistas científicas produzidas pelo museu. Até o mês de aniversário, o site estará disponibilizando o primeiro volume da revista Arquivos do Museu Nacional, o mais antigo periódico científico do Brasil (1876).

Vale a pena conferir também a seção Extensão. Trata-se de um boletim eletrônico editado pela Coordenação de Extensão do Museu. Bem atualizado, traz informações sobre cursos livres, especializações e eventos.

Publicado em 5 de maio de 2009

Publicado em 05 de maio de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.