Ciência para crianças

Mariana Cruz

Grandes experiências para pequenos cientistas

Imagem da página inicial do site

O site Ciência para Crianças, criado pela Dra. Maria Lucia Bianconi, professora do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, traz interessantes experiência científicas, jogos de raciocínio e curiosidades para colocar a gurizada para pensar.

O nome de cada seção vem acompanhado de uma simpática animação com um cachorrinho “interpretando” o que o título sugere. A primeira seção é o Laboratório da Bibi, onde são ensinadas diversas experiências interessantes e fáceis de fazer em casa; além disso, são dadas sugestões sobre o procedimento correto que se deve ter nessas horas, como a observação e anotação dos resultados da experiência e a leitura de todo o procedimento antes de iniciá-lo, a fim de evitar possíveis erros.

Depois das dicas, é hora de partir para a prática e escolher, dentre os mais de 30 experimentos, quais você quer fazer. A experiência 1 mostra como tirar a casca do ovo sem quebrá-lo e como é possível ver um ovo cru sem casca. Ao clicar no número 1, surge o tópico Como proceder,que mostra passo a passo o que deve ser feito e quais os materiais necessários (um vidro com tampa, um ovo cru, uma garrafa de vinagre branco). Logo abaixo vem o tópico Como fazer. Só pra você ter uma ideia, a experiência 4 mostra com quantas cores é feita a tinta preta da caneta hidrocor; a experiência 15 ensina com transformar leite em cola; a 24 explica o processo que faz com que as múmias se mantenham inteiras por tantos anos. Uma boa dica é levar algumas dessas experiências para as salas de aula.

De volta à página inicial, você encontra a seção de Jogos, feita para botar a cabeça para funcionar (e os olhos também, pois além dos exercícios de raciocínio há os de ilusão de ótica). O primeiro jogo propõe que se façam equações com algarismos romanos montados com palitos cujos resultados estão errados e, para consertá-los, só se pode mexer um palito. Na parte das ilusões de ótica, encontram-se imagens que são um verdadeiro desafio às leis da lógica.

Na seção Curiosidades, vários mistérios e dúvidas que rondam o mundo da ciência são facilmente desvendados. Ao explicar a formação da areia movediça, podemos ficar aliviados ao saber que, ao contrário dos filmes de aventura, ao ficarmos parados na areia movediça ela não irá nos sugar (mas se fizermos movimentos bruscos, sim); outro fator de alivio é que ela geralmente é bastante rasa.

Também ficamos sabendo o que é a autotomia – a capacidade que alguns animais, como salamandras, alguns lagartos e lagartixas, polvos, siris e estrelas do mar, têm de partir ou quebrar, por vontade própria, uma parte do corpo como uma forma de defesa. Esses animais possuem um mecanismo de regeneração a partir de um grupo de células. No texto sobre morcegos, além das boas fotos, há curiosas informações sobre os únicos mamíferos que têm capacidade de voar.

Para quem tiver curiosidade de descobrir outras experiências, o site indica as fontes de onde algumas delas foram tiradas, como o site Exploratorium, do Museu de Ciência, Artes e Percepção Humana de San Francisco - Califórnia, nos Estados Unidos.

Apesar do nome, o Ciência para Crianças é um site interessante também para adultos. Na verdade, para qualquer um que goste de ciência e jogos de raciocínio.

Leia e experimente.

Publicado em 19 de maio de 2009