Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Portal sua pesquisa

Mariana Cruz

Pesquisas escolares a partir de textos originais

Imagem da página inicial do site
http://www.suapesquisa.com

Com uma linguagem didática e acessível, o Portal Sua Pesquisa é um completo banco de dados na internet; traz informações científicas, culturais, históricas e educacionais sobre diversas áreas de interesse dos estudantes. O principal objetivo do site é divulgar conhecimentos e ampliar o desenvolvimento cultural dos brasileiros.

Os temas são ilustrados como uma foto ou desenho e estão organizados em ordem alfabética. É grande a variedade de assuntos abordados: vão desde Artes e Literatura até Cachorros de Raça.

Dentro de tais temas estão subtemas. Em Música e Cultura Popular, por exemplo, é possível realizar pesquisas sobre forró e frevo, Beatles, lenda da Iara, da mula-sem-cabeça, MPB, entre outros. Na página inicial estão os Destaques do Mês, que normalmente trazem temas da atualidade ou de interesse geral. Neste mês de junho, um dos destaques é o combate à dengue, que apresenta as medidas necessárias para combater os mosquitos. Outro destaque, em homenagem ao mês, é um especial sobre festa junina: sua origem, as histórias, tradições.

Logo abaixo dos Destaques do Mês estão as Indicações de Pesquisa, com temas clássicos tratados em sala de aula, como Revolução Industrial, aquecimento global, Oriente Médio, economia brasileira, reciclagem de papel, educação ambiental etc.

A equipe responsável pela formulação dos textos do Sua Pesquisa é composta por especialistas em diversas áreas de conhecimento; sendo assim, eles consistem em trabalhos originais, e não cópias de enciclopédias ou de outros sites. São diversas as áreas de conhecimentos apresentadas no site: artes e literatura; história do Brasil e geral, biografia, música e cultura popular, ecologia e saúde, religião e ciências sociais, educação e esportes, ciências e tecnologia, geografia e mapas. Até aqueles que não encontram o que procuram são auxiliados: a seção Sites temáticos indica diversas outras fontes para trabalhos escolares e pesquisas.

Na seção Dicas de Estudo estão orientações básicas para ter bom desempenho na escola, muitas delas bem conhecidas por nós, mas nem sempre utilizadas: não deixar para estudar na véspera, esclarecer todas as dúvidas com o professor durante as aulas e pesquisar em fontes confiáveis ou indicadas pelo professor, a fim de se fazer um bom trabalhos são algumas delas.

O design do site é simples e fácil de navegar. Bom para os estudantes afoitos que querem fazer seus trabalhos sem muita complicação e para quem busca textos com linguagem direta, descomplicada e original.

Publicado em 02 de junho de 2009.

Publicado em 02 de junho de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.