Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Atividades culturais e artísticas para os nossos estudantes!

Juliana Carvalho

Redatora e professora

Há algumas semanas, vi num noticiário na televisão, o projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro que levava uma sala de cinema itinerante para estudantes da rede pública moradores da comunidade do Dona Marta. Fiquei bastante surpresa quando a repórter revelou que aquelas crianças e adolescentes, 30 no total, nunca tinham ido ao cinema. Os depoimentos mostravam alegria e admiração pela tela grande, na qual assistiam a um filme nacional.

A comunidade do Dona Marta é uma das que mais possui a presença de ações do Governo do Estado: recentemente teve inaugurado um laboratório gratuito para acesso à internet, além de estar localizada em Botafogo, o bairro que mais possui salas de cinema na cidade do Rio de Janeiro. Se essas crianças e juvens nunca tinham ido ao cinema, imagino o que acontece àquelas que moram longe dos grandes centros urbanos, alheias à maior parte das manifestações culturais da nossa sociedade.

Nós, professores, devemos organizar atividades e passeios culturais, além de estimular em nossos alunos o gosto pela arte e cultura; afinal, temos grande participação na formação desses jovens. Crianças que crescem apreciando e participando de manifestações artísticas e culturais ampliam sua percepção de mundo, desenvolvem diversos tipos de linguagens, tornam-se mais criativas e, principalmente, mais felizes. Eu poderia citar diversos exemplos de crianças que cresceram em situações adversas e foram salvas pela música, pelo teatro ou pelas artes plásticas – e há várias ONGs que fazem esse tipo de trabalho, mas prefiro terminar convidando professores de ensino fundamental e médio a organizar cada vez mais passeios culturais em suas escolas e comunidades, de forma que esses eventos deixem de ser um acontecimento esporádico para fazerem parte da rotina da escola.

Sabemos o quanto é difícil organizar esses passeios, mas nossa rotina na sala de aula não é muito diferente. Enfrentamos desafios todos os dias e, certamente, essa apresentação ao mundo artístico e cultural se refletirá na vida dos nossos alunos de forma muito positiva. Para ajudar você nessa tarefa, listo algumas instituições que recebem estudantes para passeios culturais ou desenvolvem atividades artísticas. Todas as informações foram retiradas dos sites das entidades ou confirmadas por telefone. Bom passeio!

O Centro Cultural da Light oferece visitas guiadas para estudantes cujo tema principal é a história da energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro, abordando questões urbanas, sociais e tecnológicas. A visita pode ser aproveitada para as aulas de história ou ciências. Para agendar a visitação, é preciso ligar para (21) 2211-4420 e enviar por fax um formulário disponível no site.

Endereço: Rua Mal. Floriano, 168 – Centro

Nas visitas orientadas do Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, os estudantes podem conhecer a história do prédio, da inauguração da Avenida Rio Branco e o período em que o Rio de Janeiro era a capital da República. A visita também inclui pelo menos uma das exposições em cartaz no momento. Os telefones para agendamento são (21) 3261-2552 e 3261-2567, de segunda a sexta, das 12 às 19h. O CCJF fica na Avenida Rio Branco, 241 – Centro. Veja a página do CCJF na internet.

O Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB é bastante conhecido por sua localização e programação, mas o que poucos sabem é que lá são oferecidos diversos programas para estudantes, desde que seja feito o agendamento prévio. Além da visita mediada às exposições, com distribuição de material educativo, existe o projeto Bisbilhoteca, que permite ao estudante a aproximação do acervo de forma lúdica. Para agendar uma visita, é preciso ligar para os telefones (21) 3808-2070 e 3808-2254. O CCBB está localizado na Rua Primeiro de Março, 66. Visite o site do CCBB.

O Museu Histórico Nacional desenvolve projetos e eventos dirigidos a alunos e professores das redes pública e particular, realizando agendamento prévio de visitas. Os alunos podem levar merenda para lanchar nos pátios internos depois de conhecer o Museu. Todas as atividades devem ser agendadas previamente pelos telefones (21) 2550-9260 ou 2550-9261. O MHN fica na Praça Marechal Âncora S/N Centro – Rio de Janeiro. Seu site é: http://www.museuhistoriconacional.com.br/

O Museu Nacional, da UFRJ, tem tradição em receber estudantes. No momento, passa por reformas, mas mesmo assim continua recebendo as escolas para visitas guiadas. Eles solicitam que a escola mande um acompanhante para cada grupo de dez pessoas. O agendamento deve ser feito pelo telefone (21) 2562-6900. O MN está localizado na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro. O endereço eletrônico é: http://www.museunacional.ufrj.br/

Os cinemas do Grupo Unibanco possuem o projeto Escola no Cinema, no qual são exibidos para estudantes filmes em cartaz ou exclusivos. É preciso marcar a sessão com antecedência de 15 dias; é possível reservar até 1/3 da sala em horários normais ou toda a sala em horários alternativos. São cobrados preços promocionais para os filmes exclusivos e meia-entrada para os filmes em cartaz. Mais informações pelos telefones (21) 2559-8759 ou 2559-8765, no site ou pelo e-mail: marilia.arteplex.rj@uol.com.br.

O Espaço Cultural da Marinha recebe estudantes para visitas guiadas ao seu interior, do qual também fazem parte o navio-museu Bauru e o submarino-museu Riachuelo. Já levei meus alunos a esse passeio e, como resolvemos ir num sábado, conseguimos também pegar senhas para o passeio à Ilha Fiscal. Os alunos adoraram e o passeio foi tema de aulas de História, Ciências e Língua Portuguesa. As visitas guiadas ocorrem de terça a sexta-feira para alunos da rede pública municipal e estadual. O Espaço fornece, gratuitamente, transporte em ônibus escolar apropriado, lanche e a fotografia do grupo visitante. No sábado, a visitação é aberta a todos. O telefone para agendamento é (21) 2104-6851. O Espaço Cultural da Marinha fica na Avenida Alfredo Agache, s/nº. Visite o site.

Em Niterói, o Museu de Arte Contemporânea – MAC recebe estudantes para visitas acompanhadas às suas exposições. A marcação é feita apenas pelos telefones (21) 2620-2400 ou 2620-2481 (ramal 29). A visita leva em torno de uma hora, atendendo por horário no máximo 60 pessoas divididas em dois grupos. O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/nº. O e-mail de contato é: educacao@macniteroi.com.br. O site é: http://www.macniteroi.com.br

O Museu do Ingá foi construído na década de 1860 e serviu como residência dos chefes do executivo fluminense, entre eles, o depois presidente Nilo Peçanha. Hoje em dia, possui vasto acervo de móveis da época e obras de grandes artistas nacionais e internacionais.

O museu fica na Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá – Niterói. O agendamento de visitas escolares e grupos é feito pelo telefone (21) 2717-2919.

O Solar do Jambeiro, casa erguida no final do século XIX e revestida por autênticos azulejos portugueses, abriga eventos culturais e acadêmicos e exposições de artes visuais. Estudantes da rede pública têm entrada gratuita. Seu endereço é Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói. O telefone é (21) 2109-2222, e o site: www.solardojambeiro.com.br.

Para visitar a Fundação Planetário, é preciso ligar para o telefone (21) 2540-0610, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Após a marcação, a escola receberá, por e-mail, uma carta de confirmação da reserva, com a programação em anexo. No passeio, que conta com efeitos especiais, o céu estrelado é apresentado por astrônomos. No intervalo, as crianças podem brincar em uma grande área verde. O Planetário da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. O site é http://www.rio.rj.gov.br/planetario/.

O Centro de Artes Calouste Gulbenkian oferece um curso de teatro gratuito para jovens e estudantes a partir dos 13 anos. A instituição oferece cursos de artes plásticas, música e artesanato e mantém vasta programação cultural gratuita. Mais informações no próprio Centro de Artes, localizado na Rua Benedito Hipólito, 125, Centro – Rio de Janeiro (perto do Sambódromo) ou pelo telefone (21) 2222-0861. O site é: http://www.rio.rj.gov.br/calouste/.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o projeto Cinema para Todos, no qual serão distribuídos, para estudantes da rede pública, vales-ingresso que poderão ser trocados por entradas para assistir a filmes nacionais contemplados pelo projeto. Os vales dão direito a uma entrada com acompanhante. Você pode obter mais informações pelo e-mail contato@cinemaparatodos.com ou pelo telefone (21) 2221-2832. A sede do projeto fica na Rua Morais e Vale, 8, na Lapa – Rio de Janeiro. O site do projeto é: http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/index.htm

O Sesc-Rio possui atividades gratuitas voltadas para estudantes e a comunidade em geral. Até agosto de 2009, estará acontecendo o evento Historiando São Gonçalo, no qual são realizadas atividades interativas sobre os bens culturais e patrimoniais da cidade, seguidas de visita aos locais. O evento acontece sempre aos sábados. As inscrições são feitas na hora e o número de vagas é limitado; assim, esse é um evento ideal para grupos pequenos. Mais informações na página do Sesc: www.sescrj.org.br. Esse endereço eletrônico permite que você acompanhe os eventos do Sesc na sua cidade no Estado do Rio de Janeiro.

A Biblioteca Nacional oferece visitas guiadas ao seu acervo e laboratórios. É necessário agendar a visita pelo telefone (21) 2220-9484. O endereço é Av. Rio Branco, 219, Cinelândia - Rio de Janeiro. O endereço eletrônico é: www.bn.br.

Publicado em 9 de junho de 2009

Publicado em 09 de junho de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.