Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Revista de História da Biblioteca Nacional

Alexandre Alves

Uma boa História

Imagem da página inicial do site
http://www.revistadehistoria.com.br

Referência quando se trata de abordar temas da História – especialmente a brasileira – com linguagem leve, cotidiana, sem ranços de academicismo, a Revista de História da Biblioteca Nacional mantém em seu sítio eletrônico a qualidade dos textos e imagens que marca a edição impressa associada à facilidade de navegação.

Com a instantaneidade da internet, a página permite antecipar artigos que serão publicados em papel no mês seguinte, além de receber comentários dos leitores sobre as matérias, sem falar no Blog da redação e na óbvia atualização da Agenda.

No mais, ainda que seu layout tenha excesso de elementos – ausentes da diagramação clean da versão impressa –, o site indica com clareza o acesso às várias seções da revista, como Com a palavra, Observatório, Gente da História, Patrimônio em perigo, Na mídia e Acervo digital, por exemplo. Aliás, nesta última estão os links para os sites recomendados – de revistas e sobre História.

Um fator positivo na organização do site é a permanência dos textos das edições anteriores ordenados na retranca em que foram publicados (e não por edição): estão lá, em Entrevistas, Leituras, Artigos, Matérias de capa, Educação e Almanaque, entre outros.

Seções como Almanaque, Decifre se for capaz e Por dentro valorizam a notícia por seu aspecto lúdico, com pequenas notas em que o que conta é o surpreendente.

Pela qualidade de seu conselho editorial, em que se destacam José Murilo de Carvalho, Alberto da Costa e Silva, Lilia Schwarcz, João José Reis, Ronaldo Vainfas, Laura de Mello e Souza e Marcos Sá Corrêa, pela equipe de redação e produção e os articulistas convidados, o site da Revista de História da Biblioteca Nacional merece o mesmo destino da edição impressa: ser lido do começo ao fim. Por professores de todas as disciplinas – especialmente das ciências humanas.

Publicado em 16 de junho de 2009

Publicado em 16 de junho de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.