Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Feira de ciências mobiliza professores de colégio em São Gonçalo
Desde sua inauguração, no dia 15 de junho, e até seu encerramento, dia 17, foi um sucesso a Feira de Ciências Integradas. O evento foi organizado pela Fundação Cecierj, tem o apoio da Faperj e parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e da Prefeitura de São Gonçalo.
Durante o evento de abertura, foi inaugurado o Laboratório Móvel de Informática (LMI), com 21 netbooks. O LMI pretende democratizar e incentivar o acesso a informações disponíveis online, fazendo uma prévia do projeto que iniciará em agosto a Caravana da Ciência da Fundação Cecierj (uma carreta especialmente adaptada com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos para oferecer à população contato direto e dinâmico com a ciência). O público presente (incluindo professores e alunos) teve a oportunidade de interagir com uma série de experimentos científicos, mostras lúdicas e apresentações de filmes.
A feira, realizada no Colégio Estadual Adino Xavier, no Mutondo, em São Gonçalo-RJ, tem como foco a formação do professor usando ações de intervenção em três eixos: a atualização conceitual, a capacitação pedagógica e a preparação tecnológica voltada para uso da informática na educação, sempre valorizando e promovendo a autonomia de ação do docente.
O grande diferencial da Feira de Ciências Integradas é que os alunos não estão apenas fazendo maquetes e explicando conceitos, mas realmente pesquisando e aprendendo. Consequentemente, mostram soluções e produtos do seu conhecimento. “Esta é a uma das formas mais efetivas de aprendizado. Dessa maneira os professores começam a usar a metodologia para orientar seus alunos em atividades extraclasse, sem a pressão de mudar suas rotinas de aula. Aí os professores vão adotar a ideia de instigar os alunos a pesquisar e a colaborar dentro da sala de aula”, afirmou Daniel Salvador, da Fundação Cecierj, coordenador do projeto.
As fotos do evento:
Alunos na abertura do evento.Publicado em 23 de junho de 2009.
Publicado em 23 de junho de 2009
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.