Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Feira de ciências mobiliza professores de colégio em São Gonçalo

Desde sua inauguração, no dia 15 de junho, e até seu encerramento, dia 17, foi um sucesso a Feira de Ciências Integradas. O evento foi organizado pela Fundação Cecierj, tem o apoio da Faperj e parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e da Prefeitura de São Gonçalo.

Durante o evento de abertura, foi inaugurado o Laboratório Móvel de Informática (LMI), com 21 netbooks. O LMI pretende democratizar e incentivar o acesso a informações disponíveis online, fazendo uma prévia do projeto que iniciará em agosto a Caravana da Ciência da Fundação Cecierj (uma carreta especialmente adaptada com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos para oferecer à população contato direto e dinâmico com a ciência). O público presente (incluindo professores e alunos) teve a oportunidade de interagir com uma série de experimentos científicos, mostras lúdicas e apresentações de filmes.

A feira, realizada no Colégio Estadual Adino Xavier, no Mutondo, em São Gonçalo-RJ, tem como foco a formação do professor usando ações de intervenção em três eixos: a atualização conceitual, a capacitação pedagógica e a preparação tecnológica voltada para uso da informática na educação, sempre valorizando e promovendo a autonomia de ação do docente.

O grande diferencial da Feira de Ciências Integradas é que os alunos não estão apenas fazendo maquetes e explicando conceitos, mas realmente pesquisando e aprendendo. Consequentemente, mostram soluções e produtos do seu conhecimento. “Esta é a uma das formas mais efetivas de aprendizado. Dessa maneira os professores começam a usar a metodologia para orientar seus alunos em atividades extraclasse, sem a pressão de mudar suas rotinas de aula. Aí os professores vão adotar a ideia de instigar os alunos a pesquisar e a colaborar dentro da sala de aula”, afirmou Daniel Salvador, da Fundação Cecierj, coordenador do projeto.

As fotos do evento:

Alunos na abertura do evento.
Professora Masako, presidente da Fundação Cecierj, discursa.
Alunos visitam os experimentos da Praça da Ciência da Fundação Cecierj.
Alunos explicam um sistema de aquecimento de água sem usar energia elétrica.
Alunos explicam como é feita a coleta seletiva.
Experimentos sobre formas de energia alternativa.

Publicado em 23 de junho de 2009.

Publicado em 23 de junho de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.