Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

O mundo é quadrado

Armando Correa de Siqueira Neto

Psicólogo e professor, mestre em Liderança

Embora boa parte das pessoas, séculos atrás, soubesse que o mundo era redondo, atribuiu-se à época a ignorância popular de pensar que o planeta era quadrado. Não obstante, é possível que incontáveis situações possam fazer do presente palco real de múltiplas manifestações de atraso. Observe com que convicção muitos acreditam naquilo que, à luz da coerência, poderia ser negado rapidamente, evitando assim arrependimento e perda de tempo no desenvolvimento.

Se o ser humano crê que o tempo se encarrega de resolver os problemas, confiar na opinião da massa ao invés de desenvolver juízo próprio é melhor. A partir disso, é possível aceitar que as questões sociais dizem respeito somente aos políticos, que a educação serve apenas para fins profissionais, que ganhar sem fazer nada é sinônimo de felicidade, que os outros é que são ruins, que é normal dirigir embriagado ou agressivamente de vez em quando, que nada se pode fazer contra a miséria, que pouco se pode ajudar acerca da ecologia, que os filhos se educam sozinhos, que vence na vida quem engana e não é pego, que a culpa é sempre de terceiros, que comer e beber exageradamente não faz mal... O mundo, então, simbolicamente é quadrado.

Futuramente, entretanto, é bem provável que se ache um absurdo cada item aqui lançado para exemplificar os erros tão largamente empreendidos na vida contemporânea. É possível que se ache graça da atrasada mentalidade que um dia marcou tão desfavoravelmente a vida humana. Porém, ainda que tudo faça parte da aprendizagem e do desenvolvimento, é possível questionar: com que velocidade se caminha, se a lentidão se impõe? Ou, por outro lado, em condições bem adequadas, se houver maior aprimoramento de significativa porção da sociedade, quão mais longe se pode alcançar?

Visto que não é possível pensar qualquer avanço acima da média sem deixar de lado a fantasia de crer em milagre sem a devida obra, sem imaginar como parte da operação de mudança, sem assumir definitivamente a responsabilidade pelos atos e suas consequências, sem se esconder à sombra da infância, evitando o calor escaldante causado inevitavelmente pelo amadurecimento, sem compreender que é fundamental investir muito em si para oferecer altruisticamente muita ajuda a qualquer outra pessoa e, finalmente, sem conhecer a si mesmo para identificar, sem engano, que há muito por melhorar continuamente, o mundo permanecerá quadrado.

É, pois, através do conhecimento, da vontade e da mudança que o desenvolvimento desliza de forma mais arredondada na sua jornada, cuja escala pode variar em graus conforme o nível de consciência.

Publicado em 23 de junho de 2009.

Publicado em 23 de junho de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.