Criança faz arte

Mariana Cruz

Para crianças arteiras e artistas

Imagem da página inicial do site

O site Criança Faz Arte, criado pela artista plástica Tati Vitsic, é uma boa maneira de os pequenos se aproximarem do mundo das artes. São diversas seções, que trazem jogos, brincadeiras e curiosidades que abrem os portais desse universo mágico para os pequenos. Em Atividades pode-se fazer um quebra-cabeça com pinturas clássicas, imprimir desenhos prontos para colorir, misturar tintas virtualmente e ver as cores que surgem dessa mistura e vários outros jogos, sempre com uma motivação artística por trás.

Na seção Volta ao mundo, a criança escolhe um país para conhecer, mas antes da viagem virtual ela pode fabricar seu próprio passaporte e tornar o passeio ainda mais divertido. Ao entrar no México, por exemplo, além de ficar sabendo de diversas informações sobre o país, como colonização, capital, área, população, a criançada pode ver as fotos das cidades e dos pontos turísticos. A produção artística mexicana também é mostrada: tanto a arte local, com bonecas típicas, máscaras e dragões, como o trabalho de artistas famosos, como Frida Khalo e Diego Rivera. Ao acessar a Grécia, em outro exemplo, além das belíssimas paisagens, podemos conhecer o alfabeto grego e visualizar as esculturas clássicas. Também é possível conhecer a arte e outras curiosidades da Finlândia, França, Canadá, China, Egito, Peru, Inglaterra e Portugal, entre outros.

Quando a meninada cansar de viajar pelo mundo, é hora de se distrair com as Adivinhações. Em Datas especiais, a autora explica a criação das datas e fala de curiosidades: no dia de Natal, por exemplo, ficamos sabendo como se pronuncia “feliz Natal” em várias línguas.

Por se tratar de uma site sobre arte, não poderia faltar a seção Galeria de arte. Na galeria infantil estão expostos trabalhos de crianças, enviados por quem tem até 14 anos. O espaço continua aberto. Após a exposição dos pequenos é hora de ir visitar os grandes mestres, como Van Gogh, Matisse, Dalí, Mondrian, Picasso e outros. Assim que clicamos na tela de algum deles, aparece uma pergunta de múltipla escolha sobre o artista, além de detalhes técnicos sobre a obra. O site é um bom programa para pais e filhos conhecerem juntos o universo das artes. E quem sabe se animarem para um passeio nos museus da cidade...

Publicado em 14 de julho de 2009.

Publicado em 14 de julho de 2009