Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Os Índios na História do Brasil

Cláudia Dias Sampaio

A voz dos índios

Imagem da página inicial do site
http://www.ifch.unicamp.br/ihb/

Quando a História começa a incluir as vozes marginalizadas pelo processo de colonização, ganhamos a oportunidade de uma compreensão ampliada de questões antes enrijecidas pelo discurso unívoco dos povos dominantes. Recentemente, o caderno Mais, da Folha de S. Paulo, publicou um artigo do antropólogo Pedro Cesarino (UFRJ) em que ele defende o valor estético da poesia produzida por povos indígenas das Américas. Segundo Cesarino, essa poética se aproximaria formalmente da literatura oriental, oferecendo desafios similares aos encontrados por Ezra Pound nos ideogramas.  É dele a tradução do poema de Armando Marubo (2004) que reproduzimos a seguir:

sou o primeiro sou mesmo como o açaí-espírito acima das nuvens rasgando o céu assim sempre vivi minha garganta desenhada as folhas da árvore-espí-rito
as folhas farfalha
estou assim contando
a multidão de espíritos-pássaro
a multidão movimento
estou mesmo cantando
e pelo lábio exalo
ventania de tabaco
assim eu digo
sou o primeiro
com sangue de fresca folha
a frente do peito
foi com desenhos traçada
pelos losangos-espírito
pelos losangos aprendi
com desenhos marcado
o espírito foi criado
sou mesmo o primeiro

Na corrente dos que defendem a multiplicação das vozes no canto da História está o pesquisador John M. Monteiro, do Centro de Pesquisa em Etnologia da Unicamp, criador do site Os índios na História do Brasil. Informações. Estudos. Imagens.

O material disponível é valioso, uma mostra da generosidade que orienta o trabalho desse professor e dos pesquisadores que partilham com ele a ideia de que a história pode, sim, ser contada por quem ficou à margem da voz oficial.

Na seção Estudos sobre a história indígena encontramos artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em congressos, incluindo trabalhos inéditos, todos disponíveis em formato .pdf.

O material dos cursos ministrados por Monteiro na graduação e na pós-graduação do Departamento de Antropologia da Unicamp está inteiramente disponível em Cursos sobre a história indígena, em que encontramos, além do programa das aulas, links para os textos usados por ele em sala.

Em Mostra semana do índio no cinema, temos acesso aos títulos dos filmes exibidos na última edição do evento, ótima fonte de pesquisa para aulas que tenham o audiovisual como mote para as discussões.

Outros textos e imagens, além de informações sobre a sociedade indígena, são encontrados em Links interessantes.

Iniciativas como a de John Monteiro e a de Pedro Cesarino trazem outras perspectivas para pensarmos a história, mostram seu movimento e a possibilidade de tirá-la da linha reta e da supremacia do discurso do colonizador.

Publicado em 27 de janeiro de 2008

Publicado em 27 de janeiro de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.