Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Juliana Carvalho

Avaliações, pesquisas, textos

Imagem da página inicial do site

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é um órgão ligado ao MEC que tem por meta promover pesquisas, estudos e avaliações do sistema de educação no Brasil, bem como auxiliar na formulação e aplicação de políticas publicas educacionais e o propósito de fazer a avaliação de todas as instituições escolares brasileiras e seus cursos.

As atividades do INEP estão presentes em várias etapas e modalidades de ensino, realizando avaliações e levantamentos estatísticos como o Censo Escolar; o Censo do Ensino Superior; o ENCCEJA (exame supletivo); a Avaliação dos Cursos de Graduação; a Avaliação Institucional; o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica); o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior); desses sistemas, o mais conhecido é o ENEM e os exames periódicos do Ensino Superior.

No site do INEP podemos encontrar novidades sobre seus programas e ações, além de uma ampla biblioteca virtual com artigos, livros e capítulos de livros ligados a assuntos educacionais. Para acessá-la, no menu Biblioteca à esquerda, clique em Centro de Informação. Uma nova guia se abrirá e você verá no menu o item Biblioteca Virtual de Educação. No mesmo menu, na página inicial, também é possível acessar as publicações do INEP, com artigos em formato pdf para download. Ainda no menu Biblioteca, ao clicar em Textos para discussão uma nova janela se abrirá. Lá você encontrará um menu com as diversas publicações do INEP.

O site do INEP é realmente muito interessante para pesquisas e embasamento do trabalho do professor, especialmente pela biblioteca que é colocada à disposição.

Publicado em 8 de setembro de 2009.

Publicado em 08 de setembro de 2009