Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Trânsito amigo

Alexandre Alves

Trânsito em sala de aula

Imagem da página inicial do site
http://www.transitoamigo.com.br

Nascido como forma de homenagear parentes que foram vítimas da violência do trânsito, este site ganhou novo foco: dar sugestões e notícias que possam significar alguma redução nos índices de acidentes nas ruas.

Além da apresentação, na sua página de abertura estão dois grupos de informações: sobre a Lei Seca (Lei 11.705/2008), incluindo suas estatísticas, na parte inferior; e, à esquerda, uma relação atualizada de eventos sobre o tema e um formulário para registrar o apoio do visitante a essa lei.

No menu horizontal estão as várias seções. A primeira, Quem somos, conta a história e a razão da criação do site; o item seguinte, Campanhas, como o nome já diz, relaciona as campanhas que vêm sendo realizadas com o objetivo de diminuir a violência no trânsito, com especial destaque para a já citada Lei Seca.

A seção Eventos lista acontecimentos ocorridos e por ocorrer. No caso dos primeiros, há pequenos textos comentando-os, relacionando pessoas presentes e assuntos tratados. O item seguinte, Notícias, faz um clipping das matérias sobre trânsito publicadas em diversos veículos de comunicação do país. Ao contrário do que é comum acontecer nesse tipo de sítio, as informações são bastante atualizadas e de fontes muito variadas, o que mostra que esse é um tema que ganhou o apoio de toda a mídia.

No próximo item, Artigos, estão publicados textos relacionados ao assunto, de vários autores. Na seção Parceiros estão listadas instituições que se vinculam ao tema e às posições do site, como a Polícia Rodoviária Federal, a Fetranspor (Federação dos Transportadores do Rio de Janeiro) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, entre outros.

No Blog do Amigo do Trânsito estão matérias opinativas publicadas, comentários de visitantes do site e outros textos – como é comum em blogs. O último item é o Fale Conosco, com um formulário de identificação e espaço para redação de comentários, sugestões...

Certamente Trânsito Amigo é um endereço adequado para visitar a fim de encontrar informações sobre Educação para o Trânsito, com notícias e estatísticas atualizadas. É uma ótima fonte de pesquisa para quem deseja trabalhar esse assunto em sala de aula, por sua linguagem simples e direta, pelas possibilidades de interação, pelas informações disponíveis.

Publicado em 22/09/2009

Publicado em 22 de setembro de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.