Portal da Língua Portuguesa

Raquel Menezes

Livre acesso à Língua Portuguesa

Imagem da página inicial do site

Em tempos de discussão sobre o Acordo Ortográfico, que gera uma série de dúvidas sobre o que muda e o que não muda, vale a pena conferir o Portal da Língua Portuguesa. Dedicado a possibilitar aos usuários da Internet acesso às informações relativas às palavras de nossa língua em todas as suas variações, o Portal é uma importante ferramenta para os professores, para os alunos e para os que têm curiosidade sobre o nosso idioma.

Com uma base de dados, a MorDebe, que contém palavras do português, apresentando mais de 125.000 lexemas e cerca de 1,5 milhão de formas flexionadas, o Portal permite ao usuário um acesso mais rápido aos vocábulos do português. Além do grande número de palavras, a MorDebe fornece ainda informação sobre as características formais das palavras: ortografia, flexões e as relações entre palavras.

Importante apontar que, por ser de responsabilidade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Iltec), um espaço português, a grande maioria das palavras que constituem a MorDebe são do português europeu. Entretanto, a base de dados também apresenta palavras de outras variedades do vernáculo, como as do Brasil, de Moçambique, de Angola, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde, de São Tomé e Príncipe, de Macau e de Timor.

Além da MorDebe, o Portal possui um Dicionário de Gentílicos e Topónimos, um Dicionário de Estrangeirismos, um Dicionário de Nomes Deverbais e o Vocabulário da Mudança, que facilita o entendimento das mudanças introduzidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).

Ainda sobre as comentadíssimas, tanto no bom como no mau sentido, mudanças do Acordo Ortográfico, o Portal disponibiliza para os visitantes uma Lista de todas as palavras que mudam, as Novas formas flexionadas, uma Apresentação detalhada do Acordo, uma Apresentação das mudanças e o Texto completo do novo acordo.

Para o Divertimento, o Portal oferece, aos que gostam de jogos de palavras, dois joguinhos: o Dicionário para Cruzadistas e  o Mestre das palavras. O primeiro é uma combinação das palavras registradas na MorDebe de que apenas se conhece o número de letras e algumas das letras que o compõem. O segundo é quase uma Forca, em que o computador escolhe aleatoriamente uma palavra de cinco letras da base MorDebe, sendo o objetivo do jogo adivinhar qual é essa palavra, tendo apenas nove tentativas para tal tarefa.

Por unir divertimento e conhecimento, o Portal pode ser um atrativo usado pelos professores de Língua Portuguesa durante as aulas de ortografia, morfologia, lexicografia etc. Afinal, em tempos de acordos ortográficos ou não, está mais do que acordado que a Internet tem sido cada vez mais usada como meio de informação.

Publicado em 10 de fevereiro de 2009