Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Portal do Professor

Raquel Menezes

Recursos educacionais na rede

Imagem da página inicial do site
http://portaldoprofessor.mec.gov.br

O Portal do Professor é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional renovando seus conhecimentos, aprimorando suas aulas e dividindo experiências com seus colegas de área.

Na seção Espaço da aula, o professor pode contemplar a diversidade educacional brasileira com suas idéias, propostas e sugestões metodológicas valendo-se dos recursos multimídia e das ferramentas digitais. Ademais, é um espaço que permite uma aprendizagem constante, pois as atividades disponíveis são sugeridas por outros professores. O trabalho é feito de forma colaborativa, visto que as propostas podem ser comentadas, classificadas ou editadas e publicadas como novas sugestões em seu espaço pessoal de aulas.

Com Orientações bem explicadas, depois de logado, o professor pode criar sua própria aula, disponibilizá-la no site e, assim como outros professores que oferecem Suas Aulas, terá as ferramentas necessárias para editar. Além disso, é permita a visualização das aulas de professores da mesma área de atuação.

O Jornal do Professor  é outro bom instrumento para atualização profissional que o Portal oferece. O espaço é dedicado a revelar o cotidiano da sala de aula, trazendo quinzenalmente temas ligados à educação. Para dar continuidade a ideia de interação, é possível escolher o assunto de cada edição e colaborar com o jornal, enviando sugestões, críticas, textos e até mesmo músicas relacionados ao cotidiano da sala de aula.

Cursos e materiais também estão disponibilizados neste Portal. A ferramenta Cursos está em desenvolvimento mas em breve conterá um sistema de informação dos cursos oferecidos pelos sistemas públicos de educação, como o Pró-Licenciatura ou o Francoclic. Os Materiais de estudo para o professor são arquivos com Apostilas, Legislações (como as Diretrizes Nacionais para a Educação), Estratégias pedagógicas e Programa em vídeo.
Outra forma de dar ao professor ferramentas para enriquecer sua aula, o que tende a aumentar a aprendizagem de seus alunos, são os Recursos educacionais, que podem ser baixados para o computador, CD-ROM ou pendrive. Atualmente, há cerca de 2.500 recursos publicados e muitos outros aguardando autorização dos autores para publicação.

Interação e Comunicação é um espaço que pode ser visitado sem estar, necessariamente, logado no Portal. Nesse caso, o usuário poderá ler os comentários, mas não poderá interagir. O Portal disponibiliza ainda Links para sites de grande serventia aos professores, divididos em categorias como Educação inclusiva, Inclusão digital e Revistas. Esse espaço do link pode também ser usado como indicação dos professores a seus alunos, pois é possível encontrar Sites de busca, Museus, Culturas etc.

O Portal do Professor, mais que uma tentativa de incluir o magistério nas atividades da rede, é uma ferramenta que não só ajuda o professor a manter-se atualizado como também indica, por meio de sua existência, o quanto a profissão precisa ser frequentemente revisada e atualizada para que o ensino na sala de aula seja o melhor possível. E ainda: como o compartilhamento das experiências e das motivações pode ajudar no dia-a-dia dos profissionais da educação.

Publicado em 3 de março de 2009

Publicado em 03 de março de 2009

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.