A inserção da tecnologia na sala de aula
Aline Tomaz de Araújo Alves
Mestra em Ciências da Educação
As tecnologias na Educação Básica desempenham um papel significativo nas salas de aula, promovendo maior interação entre alunos e professores, enriquecendo o conteúdo, desenvolvendo habilidades tecnológicas, melhorando a qualidade da educação e aumentando a motivação dos alunos, além de possibilitar novas formas de avaliação, entre outros benefícios. O objetivo deste estudo é demonstrar como as tecnologias podem aprimorar as práticas educacionais e promover o desenvolvimento da aprendizagem contínua no contexto escolar.
Quando utilizadas de forma adequada, as tecnologias podem tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e ajudar a tornar a escola um ambiente mais envolvente. Por isso, é fundamental que as escolas incorporem as tecnologias de maneira estratégica e planejada. A adoção dessas ferramentas na Educação Básica pode preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente em habilidades tecnológicas e conhecimentos em informática. As contribuições das tecnologias na sala de aula são amplas e requerem um esforço contínuo das instituições de ensino para que os alunos possam aproveitar ao máximo essas ferramentas em seu processo de aprendizado.
Tecnologia e Educação: uma parceria necessária
As necessidades de integrar as tecnologias às práticas educacionais na Educação Básica são múltiplas, especialmente diante da complexidade do sistema educacional brasileiro e suas diversas variáveis. É essencial que a tecnologia seja utilizada de forma estratégica, servindo como complemento ao conteúdo oferecido em sala de aula, e não como substituição das aulas presenciais ou do papel do professor.
Para isso, é fundamental que os educadores recebam uma formação adequada para utilizar as tecnologias de maneira eficaz em sala de aula. Outro aspecto importante é garantir o acesso de todos os alunos às tecnologias, evitando a exclusão digital e assegurando que todos se beneficiem das possibilidades oferecidas por essas ferramentas tecnológicas. Além disso, é necessário avaliar constantemente o impacto da utilização dessas tecnologias nas práticas educacionais, de modo a garantir que elas realmente contribuam para o processo de aprendizagem dos alunos.
De acordo com Otto (2016),
a tecnologia vem adquirindo cada vez mais espaço nas salas de aula. Além de um meio de aprendizagem, é utilizada também como forma de interação entre professor e professor, professor e aluno, transformando a escola em ambiente atrativo, interessante a todos. A estrutura na educação vem sendo transformada pelas tecnologias. É importante essa mudança para a evolução do aprendizado, sendo que a internet pode oferecer conhecimento de forma ampla e de fácil acesso. Apesar de todas as vantagens oferecidas, deve-se também analisar a forma que as tecnologias nas escolas devem ser introduzidas e os limites que devem ser respeitados (Otto, 2016, p. 6).
Otto (2016) discute como as tecnologias têm conquistado espaço nas salas de aula, contribuindo para uma maior interação entre professores e alunos, além de transformar a escola em um ambiente mais atrativo e interessante. A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para aprimorar o processo de aprendizagem, permitindo o acesso a um vasto conhecimento de maneira ampla e acessível. No entanto, como a citação sugere, é essencial considerar a forma como as tecnologias são introduzidas nas escolas e os limites que devem ser respeitados. É necessário manter um equilíbrio entre o uso da tecnologia e o papel do professor, garantindo que o processo de aprendizagem seja efetivo. Além disso, é igualmente importante assegurar que todos os alunos tenham acesso às tecnologias, evitando a exclusão digital.
De modo geral, a autora ressalta a importância das tecnologias na educação, mas alerta para a necessidade de cautela e planejamento em sua introdução nas escolas, visando garantir os melhores resultados para os alunos e para as próprias instituições educacionais.
Com o uso das tecnologias podemos ampliar este espaço, conhecendo não apenas o pequeno mundo em que se vive, mas buscando novos conceitos, linguagens, expressões. Trazendo novas metodologias de ensino, as tecnologias oferecem ferramentas que geram maneiras diferentes de ensinar. O uso das tecnologias assume uma função importante na educação, sendo necessária também uma análise dessa nova ferramenta de ensino com planejamento e controle (Otto, 2016, p. 6).
A autora enfatiza o impacto positivo do uso das tecnologias na educação, destacando as novas oportunidades de aprendizagem que surgem com a implementação de metodologias e ferramentas pedagógicas inovadoras. Ela também ressalta a importância de avaliar essas tecnologias com rigor, respeitando limites e garantindo sua aplicação adequada no ambiente escolar. Quando bem utilizadas, as tecnologias oferecem uma gama de recursos educacionais, como a interação em tempo real com alunos de diferentes partes do mundo, recursos digitais, jogos educativos e videoaulas, tornando o aprendizado mais atrativo e facilitando o acompanhamento do processo de ensino pelos professores.
Contudo, é fundamental que o uso das tecnologias seja planejado e controlado, para assegurar que sejam utilizadas de maneira apropriada e agreguem valor ao processo de ensino. Segundo Segantini (2014, p. 5), “o uso de tecnologias como ferramenta pedagógica anda em passos lentos, pois há uma grande barreira do entendimento do uso destas ferramentas como extensão pedagógica, principalmente no que tange ao uso do computador”.
Para Segantini (2014, p. 11),
o uso de novas tecnologias em sala de aula é um grande desafio para os professores. Vários fatores determinam estas dificuldades, pois alguns não possuem habilidades necessárias para estas novas técnicas. As escolas não possuem suportes necessários para suprir dificuldades, os professores são pouco capacitados e alguns com medo, se acomodam com esta situação e não mudam a prática pedagógica no ambiente escolar.
Segantini (2014) oferece uma visão crítica sobre o uso de novas tecnologias nas salas de aula, destacando que isso representa um grande desafio para os professores. Diversos fatores podem dificultar a introdução dessas novas técnicas, incluindo a falta de habilidades dos docentes, a carência de suporte adequado por parte das escolas e a resistência de alguns professores em alterar suas práticas pedagógicas. Entretanto, é importante salientar que o uso das tecnologias também oferece muitas vantagens, como tornar o ensino mais dinâmico, interativo e atrativo para os alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem.
Para que a utilização das tecnologias seja eficaz, é necessário que escolas e professores estejam dispostos a explorar seu potencial, incorporando-as de maneira eficiente às suas práticas pedagógicas. Caso contrário, as resistências podem limitar o processo de aprendizagem e tornar as salas de aula menos atrativas e efetivas.
Conforme expressa Garcia (2013, p. 26),
atualmente, vive-se a era da tecnologia, em que todas as áreas da sociedade se beneficiam dos aparatos tecnológicos existentes, que surgem para melhorar as atividades e necessidades de cada uma dessas áreas. Com a educação não poderia ser diferente. Hoje, as tecnologias contribuem para um melhor processo de ensino-aprendizagem, proporcionando novas formas de ensinar e aprender.
Especificamente na educação, as tecnologias tornaram-se ferramentas importantes para o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo novas maneiras de ensinar e aprender. A autora apresenta uma perspectiva ampla sobre o impacto das tecnologias na sociedade, destacando que todos os setores se beneficiam do avanço tecnológico. Na educação, o uso dessas tecnologias pode ajudar os professores a tornar o ensino mais dinâmico, interativo e interessante para os alunos. Existem diversas formas de aplicação, como plataformas de ensino a distância, softwares educativos, jogos, simulações e experimentos digitais, entre outros. Todos esses recursos podem contribuir para uma aprendizagem mais personalizada, adaptada às necessidades e ritmos de cada aluno.
Entretanto, é importante ressaltar que o uso de tecnologias na educação deve ser feito de maneira consciente, levando em consideração o contexto e as necessidades específicas de cada escola e aluno. Além disso, é fundamental que os professores estejam preparados e capacitados para utilizar essas ferramentas, e que as escolas ofereçam o suporte necessário para garantir o uso adequado das tecnologias em sala de aula.
A partir de mudanças na forma de ensinar e com a inserção de tecnologias nesse processo de ensino, mudam-se também as formas de aprendizagem. Os alunos sentem-se mais motivados, pois estas diferem de antigamente, quando não existia diálogo entre professor e aluno; hoje há uma troca de informações em sala de aula, na qual o professor não é mais o detentor de todo o conhecimento, de modo que o aluno passa a ser o principal responsável pela construção do seu conhecimento, tendo um papel mais ativo, na busca de soluções das suas necessidades (Garcia, 2013, p. 26).
Garcia (2013) expõe as mudanças ocorridas na educação com a inclusão das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O uso dessas ferramentas tem transformado as práticas pedagógicas, permitindo uma troca mais rica de informações em sala de aula. Em vez de o professor ser o “detentor de todo o conhecimento”, a inserção das tecnologias possibilita que o aluno se torne o principal agente na construção de seu próprio conhecimento. Dessa forma, o aluno assume um papel mais ativo no processo educacional, buscando soluções para suas necessidades e se tornando mais motivado e engajado na busca por novos aprendizados.
É importante destacar que os professores desempenham um papel essencial nesse processo, atuando como mediadores e orientadores no uso adequado das tecnologias, de acordo com as necessidades educacionais de cada aluno. Além disso, é fundamental reconhecer que o acesso às tecnologias pode ser uma barreira para alguns alunos, aspecto que deve ser considerado na implementação dessas ferramentas no ensino.
Portanto, é necessário que escolas e professores estejam atentos às mudanças no processo educacional, especialmente em relação à inclusão de novas tecnologias. Esse processo requer uma abordagem pedagógica planejada, o desenvolvimento de habilidades e competências digitais, além de um acompanhamento constante dos avanços tecnológicos, com o objetivo de fomentar um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais eficiente e inovador.
De acordo com Souza e Silva (2020, p. 118):
Com isso, surge a necessidade de adaptação das novas tecnologias digitais ao âmbito educacional, a fim de beneficiar a escola, os alunos, os professores e a sociedade como um todo. Isto exige que as escolas estejam preparadas para tais mudanças, uma vez que as novas tecnologias digitais passaram a moldar e recriar os conceitos de interação e relações sociais existentes.
A citação apresentada destaca a importância da adaptação das novas tecnologias digitais ao ambiente educacional, visando beneficiar escolas, alunos, professores e a sociedade como um todo. Nesse contexto, é fundamental que as escolas estejam preparadas para essas mudanças, uma vez que as novas tecnologias têm o poder de moldar e recriar conceitos de interação e relações sociais existentes.
A utilização das novas tecnologias na educação pode trazer diversos benefícios, como a ampliação das possibilidades de aprendizado, a oferta de recursos interativos e uma maior personalização do ensino. Além disso, contribui para uma formação mais completa e adequada às demandas do mercado de trabalho atual. Todavia, é importante que a inserção dessas tecnologias seja feita de forma planejada e consciente, levando em consideração as necessidades específicas dos alunos e das escolas.
A tecnologia não cria ambientes que excluem o professor, é preciso que o docente tome para si a tarefa de projetar o material didático e as metodologias a serem utilizadas no processo de ensino. Já o aluno, de acordo com a perspectiva construtivista desenvolvida por Piaget, deve participar do próprio aprendizado, por meio da experimentação, da pesquisa em grupo, da dúvida e do desenvolvimento do raciocínio. Essas ações devem ser interativas e construídas pelo sujeito a partir do seu meio social (Souza; Silva, 2020, p. 118).
Os autores evidenciam o papel do professor no processo de ensino e do aluno na construção do próprio conhecimento, por meio do uso de tecnologias na educação. Embora as novas tecnologias digitais não excluam o professor, é necessário que os docentes participem ativamente na elaboração de materiais didáticos e metodologias de ensino. Já os alunos, segundo a perspectiva construtivista de Piaget, devem assumir uma participação ativa no processo de aprendizagem, explorando a experimentação, a pesquisa em grupo e o desenvolvimento do raciocínio. Essas ações interativas, construídas a partir do meio social do sujeito, promovem uma educação mais dinâmica e colaborativa.
Portanto, é importante que os professores sejam capacitados e orientados a utilizar as tecnologias na educação, de modo a desenvolver metodologias eficientes que integrem tecnologia e aprendizado. Além disso, é fundamental que as escolas estejam preparadas para as mudanças decorrentes da inserção de novas tecnologias no ambiente educacional, para que seu potencial seja explorado ao máximo.
Método
Diante da necessidade de fundamentação em concepções epistemológicas adequadas, a abordagem metodológica aqui desenvolvida baseia-se na análise de estudos e materiais bibliográficos relacionados ao tema em questão – as contribuições das tecnologias na sala de aula. Assim, o estudo se apoia na revisão bibliográfica da literatura.
De acordo com Pizzani et al. (2012, p. 54),
entende-se por pesquisa bibliográfica a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes.
Dessa forma, as fontes de coleta de informações na revisão de literatura são variadas, o que, por um lado, constitui um ponto favorável à investigação, dada a diversidade de conteúdos disponíveis. No entanto, esse fato exige da pesquisadora uma análise criteriosa e contínua sobre a confiabilidade, credibilidade e segurança dos dados e de suas respectivas fontes.
Considerações finais
Diante dos apontamentos teóricos levantados e discutidos neste estudo, foi possível concluir que a inserção das tecnologias na sala de aula é capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente quando acompanhada de um planejamento adequado e de uma organização pedagógica colaborativa. Ou seja, o trabalho educacional não pode ser dissociado das contribuições de uma equipe pedagógica. Assim, para que as tecnologias educacionais realmente colaborem com o processo educativo, é imprescindível que todos os integrantes e equipes escolares estejam tecnicamente preparados para enfrentar os desafios existentes nesse campo.
Além disso, compreendeu-se que as tecnologias podem ser consideradas recursos alternativos e estratégicos favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. Isso porque as tecnologias digitais têm o potencial de tornar a educação mais dinâmica e interativa, permitindo o acesso a uma vasta quantidade de informações e recursos educacionais. Essas ferramentas podem ser utilizadas de diversas maneiras no processo educativo, seja para a apresentação de conteúdos de forma mais atrativa e eficaz, seja para a realização de atividades colaborativas e interativas que incentivem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de pensamento crítico. Cabe aos docentes a tarefa de mediar o uso das tecnologias, orientando os alunos na busca e seleção de informações relevantes, assim como no desenvolvimento de habilidades de aprendizado autônomo e de pensamento crítico.
A formação continuada na área de tecnologias da educação é também de extrema importância para os professores, uma vez que essas tecnologias estão cada vez mais presentes na realidade dos alunos e na prática educativa. Ela permite que os professores desenvolvam habilidades e competências em relação ao uso adequado dessas tecnologias, facilitando a integração das ferramentas digitais ao contexto educacional e ampliando o potencial de aprendizagem dos alunos. Além disso, possibilita que os docentes se mantenham atualizados em relação às novas tecnologias e recursos educacionais, permitindo que acompanhem as mudanças e inovações da área e as incorporem à sua prática pedagógica.
Ademais, a formação continuada desempenha um papel importante na valorização profissional dos docentes, contribuindo para o aprimoramento do ensino e para o desenvolvimento de metodologias mais efetivas e inovadoras. Dessa forma, ela se apresenta como uma ferramenta indispensável para a promoção de uma educação de qualidade e para a valorização dos profissionais da educação.
A utilização de tecnologias educacionais como ferramentas de ensino pode ampliar as possibilidades de aprendizado, permitindo que os alunos tenham acesso a uma vasta gama de recursos e informações. O uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem pode personalizar o ensino, possibilitando que os alunos aprendam em seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais.
Outro benefício significativo é o aumento da participação dos alunos nas atividades escolares, bem como sua motivação e engajamento. Contudo, existem riscos a serem considerados, como a dependência excessiva das tecnologias e seu uso inadequado. Além disso, é necessário garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário aos recursos tecnológicos, para não agravar as desigualdades sociais e educacionais já existentes.
Assim, ao integrar tecnologias educacionais em sala de aula, os professores podem não apenas promover um aprendizado mais eficiente e acessível, mas também cultivar um ambiente de ensino que instigue a curiosidade e a criatividade dos alunos. Quando utilizadas de forma consciente e planejada, as tecnologias podem abrir portas para novas possibilidades educacionais, criando experiências de aprendizagem que podem ser não apenas informativas, mas também significativas e estimulantes.
Referências
GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, nº 1, p. 25-48, jan./dez. 2013.
OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
PIZZANI, L. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital Bibliográfica, Científica e Informática, Campinas, v. 10, nº 1, p. 53-66, jul./dez. 2012.
SEGANTINI, Jesus Henrique. O uso das tecnologias na sala de aula como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2014.
SOUZA, Jeandra Dias de; SILVA, Kleber Kroll de Azevedo. Tecnologias digitais em sala de aula: contribuições pedagógicas e para a cidadania. Natal: Faculdade Metropolitana Norte-Rio-Grandense, 2020.
Publicado em 15 de janeiro de 2025
Como citar este artigo (ABNT)
ALVES, Aline Tomaz de Araújo. A inserção da tecnologia na sala de aula. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 2, 15 de janeiro de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/2/a-insercao-da-tecnologia-na-sala-de-aula
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.