Edição V. 25, Ed. 9 - 12/03/2025

Projeto Vídeo-alerta: aproximações entre ensino, tecnologia e mídias digitais

Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto Vídeo-alerta, cujo intuito é a disseminação de informações relativas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por meio da abordagem dos letramentos. Assim, o trabalho foi conduzido com uma pesquisa qualitativa junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em suas produções – roteiros e vídeos –, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário do Google. Os resultados apontam que a abordagem dos multiletramentos pode contribuir para a criatividade dos alunos e para a articulação com o contexto comunitário.

Leia este artigo

A elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico

Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Os jogos podem ser e são utilizados na prática pedagógica com o intuito de fomentar a aprendizagem. O presente artigo apresenta e discute os jogos elaborados por estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Salvador/BA. A proposição de elaboração de jogos, seguida de sua aplicação, decorre da intencionalidade de lançar um desafio de aprendizagem mais complexo, que promova uma desequilibração acionadora dos mecanismos cognitivos responsáveis pela construção do conhecimento. Adotamos o método sala de aula invertida, a fim de garantir maior protagonismo discente.

Leia este artigo

Uma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados

Computação e Tecnologias

Os(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.

Leia este artigo

Configuração da Educação Especial em Cachoeiro de Itapemirim/ES

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil é resultante da luta dos movimentos sociais na tentativa de garantir o cumprimento do direito à educação a todos. Neste estudo, almejamos analisar a sua política no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, a partir da análise do Plano Municipal de Educação e da Portaria Municipal nº 881/10, que o município articula à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, a fim de assegurar a oferta da Educação Especial na rede de ensino do município.

Leia este artigo

Tertúlia Literária Dialógica (nem tanto assim) à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

Educação a Distância, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Repensa-se a proposta de leitura literária escolar, a tertúlia literária dialógica, a partir do curso Tertúlia Dialógica online, proposto pela plataforma do Instituto Natura - Comunidade de Aprendizagem. O procedimento visa instigar a leitura de clássicos literários na escola, trazendo apontamentos de Saviani que envolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, que vê o clássico como uma disposição de conteúdos e concepções essenciais para que o estudante exceda o seu olhar como agente transformador de sua realidade. Refletimos, portanto, a respeito do dialogismo, fundamentado por Bakhtin e que consiste em uma interação discursiva entre os sujeitos.

Leia este artigo

Habilidades de cozinha: uma proposta de intervenção à luz dos elementos técnicos de produção, higiene e armazenamento

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho traz uma proposta de intervenção para os discentes do Curso Técnico em Gastronomia, com a finalidade de averiguar os conhecimentos sobre as Habilidades Básicas de Cozinha I, utilizando os elementos técnicos de produção, de higiene e de armazenamento por meio de um minicurso. Para a fundamentação teórica, recorremos às contribuições de Carneiro, Ribeiro e Sousa, Rosa e Sebess, entre outros. Entre os resultados previstos, espera-se que os alunos possam refletir sobre novos conceitos teóricos, corrigindo e ressignificando opiniões e práticas inadequadas. É fundamental que os alunos conheçam as boas práticas de manipulação de alimentos, evitando riscos e garantindo o controle da qualidade alimentar.

Leia este artigo

Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física

Física, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Propor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por todo futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio possam refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.

Leia este artigo

Edições anteriores

Edição V. 25, Ed. 8 - 26/02/2025

Políticas educacionais de formação continuada: os professores e as novas tecnologias digitais

Formação de Professores

O presente artigo tem como objetivo analisar questões relativas à formação de professores com ênfase nas formações continuadas e nas tecnologias digitais, tomando por base uma análise das legislações vigentes. A avaliação que fizemos está ancorada no pressuposto de que a formação continuada é condição necessária ao processo de aprimoramento dos docentes. Buscamos, por meio da análise documental, estudar as políticas educacionais de formação e sua importância para que o professor venha a melhorar a qualidade e a relevância da sua prática pedagógica.

Leia este artigo

Práticas pedagógicas no desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos: relato de experiência

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata a experiência vivenciada em uma intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica, com finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnológicas, aprimorando o ensino de partida de motores elétricos trifásicos no uso de simulações, laboratórios virtuais e outros recursos educacionais digitais. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de Guedes, Bulgarelli e Taques, entre outros autores que abordam a temática estudada. Afinal, a educação é a força que impulsiona o progresso tecnológico e industrial.

Leia este artigo

A importância da afetividade no desenvolvimento da criança com TEA na Educação Infantil

Comunicação, Psicologia, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Este artigo discute a importância do desenvolvimento da afetividade e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil. Este estudo bibliográfico tem como bases principais as contribuições teóricas de Henri Wallon e Carl Rogers. Para tanto, temos como objetivo compreender como a relação da afetividade entre crianças com TEA e professor de referência podem potencializar as aprendizagens escolares e contribuir com o processo de desenvolvimento da comunicação e interação social do educando.

Leia este artigo

Promoção da percepção botânica em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência pedagógica foi realizado com estudantes do Ensino Fundamental I abordando Botânica, visando promover o conhecimento em Ciências e despertar a curiosidade sobre as plantas no cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipo pesquisa-ação, mostrou, ao final do projeto, o encanto dos estudantes ao reconhecerem plantas que antes passavam despercebidas. Os comentários sobre espécies encontradas no dia a dia enriqueceram as aulas. Dessa forma, percebe-se que o estímulo à percepção botânica contribuiu para formar indivíduos mais atentos ao meio ambiente.

Leia este artigo

Desafios do corpo humano: uma proposta de quiz como metodologia ativa para o ensino de Ciências

Vivências de Sala de Aula

As metodologias ativas de ensino consistem em estratégias pedagógicas inovadoras, com foco no desenvolvimento da autonomia e da proatividade do aprendiz. Um exemplo desse tipo de recurso é a utilização de quizzes (jogos de perguntas e respostas), que atribuem ao processo pedagógico dinamicidade por meio da gamificação do ensino. O estudo apresentado teve como objetivo elaborar uma dinâmica no formato de quiz como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. A proposta foi avaliada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região do Maciço de Baturité, no Ceará.

Leia este artigo

Mapas mentais e a imaginação espacial na sala de aula de Geografia

Geografia

Apresentamos uma breve reflexão acerca da educação geográfica considerando a importância do reconhecimento da multiplicidade do lugar a partir da produção e interpretação de mapas mentais elaborados por alunos do 6°ano de uma escola pública do município de Macaé/RJ. Essa experiência e o material fruto dela foram produzidos a partir de uma aula de Geografia realizada no ensino remoto em junho de 2021, durante a pandemia da covid-19. Esses materiais podem ajudar na análise das subjetivações e nas formas como se apresentam no espaço escolar e nas imbricações da autonomia, da cidadania e da imaginação espacial nos lugares.

Leia este artigo

Arborização no meio escolar: a relação da Educação Ambiental com a cultura étnico-racial no cultivo e preservação de árvores nativas da Caatinga

Ecologia e Meio Ambiente

A arborização proporciona a conservação da identidade biológica de uma região. No âmbito escolar, é de fundamental importância proporcionar melhorias no ambiente de estudo em termos de conscientização aos alunos a respeito do quão significativo é preservar áreas degradadas e florestas. Este trabalho é resultado do desenvolvimento de ações relacionadas à cultura étnico-racial e à arborização com árvores da Caatinga em espaços não construídos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Simão Ângelo, em Penaforte/CE. O projeto utiliza a sabedoria da cultura popular local.

Leia este artigo

Edição V. 25, Ed. 7 - 19/02/2025

Oficina temática na Química: conscientização e prevenção sobre o uso de cigarro eletrônico, narguilé e tabaco entre os jovens

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Química é uma importante disciplina das ciências, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensinar Química é desafiador. Partindo desse princípio vemos que a formação completa do professor é extremamente necessária em programas como a Residência Pedagógica. Este trabalho é um relato de experiência de abordagem qualitativa acerca da análise de uma oficina intitulada Vício ou Modismo: o Uso de Cigarro Eletrônico, Narguilé e Tabaco entre Jovens, aplicada em uma turma de 9º ano. A oficina foi organizada em quatro acontecimentos de ensino, permitindo discussões, exposição de vivências e compartilhamento de conhecimentos.

Leia este artigo

Currículo Mínimo Emergencial: uma análise de temas relacionados à saúde no Ensino Fundamental

Instituição Escola e Política Educacional

O presente estudo tem como objetivo analisar se os temas relacionados à Educação em Saúde estão contemplados no Currículo Mínimo Emergencial da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo se caracteriza como documental e o recurso metodológico utilizado para o seu desenvolvimento foi a análise de conteúdo. Após realizada a busca, identificamos temas relacionados à saúde que estão presentes em 14 habilidades. Eles foram classificados em três categorias: biomédicas (37,5%), comportamentalista (28,8%) e biopsicossocial (37,5%). Concluímos que os temas ligados à saúde e inseridos no Currículo Mínimo Emergencial estão restritos a poucos componentes curriculares.

Leia este artigo

Léxico, Lexicografia e a tradução em Libras: aspectos linguísticos da língua e seus diferentes meios de registros

Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Esta pesquisa explora a importância da ampliação/renovação lexical na compreensão do conceito de léxico, especialmente em línguas gestuais-visuais como a Libras. Destacam-se a relevância da Lexicografia e a necessidade de registros de sinais em dicionários e glossários, considerando regionalismos e mudanças na língua. Reconhece-se a dinâmica da língua sujeita a neologismos, ressignificações e empréstimos linguísticos. A pesquisa não busca criar tipologias, mas refletir acerca da expansão do léxico em contextos educacionais e de aquisição de conhecimento em Libras, enfocando a tradução na modalidade visual/gestual/espacial.

Leia este artigo

Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.

Leia este artigo

Confecção de cartilha educativa para adaptações de atividades de uma criança com transtorno do espectro autista e surdez

Educação Especial e Inclusiva

O transtorno do espectro autista (TEA) tem sido amplamente discutido e certamente apresenta impactos no contexto escolar. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência da construção de uma cartilha com orientações para a confecção de atividades adaptadas destinadas a uma professora de uma criança com TEA e surdez. Trata-se de um relato de experiência vinculado ao estágio supervisionado de Terapia Ocupacional em um centro de inclusão educacional em Belém/PA. A cartilha contém textos breves com linguagem simples e imagens relacionadas à estruturação de atividades adaptadas.

Leia este artigo

Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos

História

Este artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.

Leia este artigo

A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6

Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco