Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Mara Lúcia Martins

Objetivos para acabar com as disparidades entre ricos e pobres

Imagem da página inicial do site
http://www.pnud.org.br

O site Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs) vem mostrar o trabalho do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de esforços assumidos pelos Estados-Membros das Nações Unidas para que até 2015 sejam erradicadas ou ao menos amenizadas as disparidades entre os países ricos e pobres. O PNDU é parte do Sistema das Nações Unidas.

Para tanto foram implementados elementos básicos da estratégia central. São eles: a) ajudar a estabelecer e financiar o Projeto do Milênio e a Campanha do Milênio; b) coordenar e financiar (parcialmente) a preparação dos relatórios de monitoramento dos países; e estabelecer vínculos mais estreitos no âmbito do Sistema das Nações Unidas em relação à promoção de políticas e à resposta a prioridades nacionais referentes aos ODM, por meio da Matriz de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDAF) e dos Programas de Cooperação dos países.

O design da página é voltado para a definição desses objetivos e suas metas. É um site desenvolvido para mostrar a parte teórica dos objetivos do milênio do que uma página de editoração eletrônica atrativa. Estão exemplificados oito objetivos, que podem ser abertos para se ter uma maior explicação de cada item. São eles: 1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2) Atingir o ensino básico universal; 3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde materna; 6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7) Garantir a sustentabilidade ambiental; e 8) Estabelecer uma Parceria Mundial para o desenvolvimento.

As metas, que são mostradas ao lado de cada objetivo, mostram o plano de ação e o ano da intenção para que cada uma seja estabelecida. Ao abrir o link de cada objetivo também são encontradas as metas.

Também encontramos no site links com o papel do PNUD e os ODMs, com calendário de eventos e notícias, bem como uma elaborada definição da PNDU. Sobre o Projeto do Milênio, abrindo o link Projeto do Milênio da ONU, sabemos quais são os rumos e objetivos de desenvolvimento do milênio e as 13 forças-tarefas que vão desde o combate à fome até os incentivo à ciência, tecnologia e inovação.

Há também um link que descreve com mais detalhes as oito maneiras de mudar o mundo, como é movimento, programação, notícias ou links de interesse. Um link remete a Coleção de Estudos Temáticos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - onde são mostrados estudos da coleção e onde se pode fazer o donwload de cada estudo por completo. Este link apresenta também uma seção de recrutamento e cursos envolvendo os objetivos do milênio.

Por meio do site é possível adquirir o Kit da Campanha (banners, logotipos e imagens usadas na campanha de divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas versões: Português, Inglês e Espanhol. Já os principais documentos podem ser baixados por intermédio de arquivos PDF dispostos na lateral do site. Há também à disposição a fala do ex-ministro José Dirceu sobre os Objetivos do Milênio e sobre o papel do Brasil neste importante movimento.

Vale conferir e ficar antenado para ajudar no que for possível. Faça a sua parte que cada objetivo ficará mais perto de ser alcançado.

Publicado em 07 de março de 2006

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.