Eventos

Mestrado Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa recebe inscrições

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) abriu as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Memória e Acervos. O programa está concentrado na área de Acervos públicos e privados: gerenciamento, preservação, acesso e usos e tem duas linhas de pesquisa: Patrimônio documental: representação, gerenciamento e preservação de espaços de memória (linha 1) e Práticas críticas em acervos: difusão, acesso, uso e apropriação do patrimônio documental material e imaterial (linha 2).

O curso é gratuito e as aulas acontecem das 18 às 22 horas.

Prazo para inscrição: 27 de agosto de 2019

Mais informações em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/arquivos/file/Edital_Mestrado_2020.pdf

Novo episódio do projeto Fiocruz no ar explica resistência microbiana para crianças

O projeto Fiocruz no Ar, uma iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz, acaba de lançar o podcast "Explicando resistência microbiana para crianças". O objetivo do projeto é produzir arquivos em áudio para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular gratuitamente informação de qualidade sobre a produção científica institucional. O novo podcast, com linguagem simples e acessível, pode ajudar pais, professores e profissionais da saúde a explicar às crianças o que são e como elas podem combater "as bactérias do mal". O material tem como inspiração dados da pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil - 2019, realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em que 73% disseram acreditar que os antibióticos matam vírus, quando na realidade eles são capazes de dificultar o crescimento ou até destruir as bactérias, controlando quadros infecciosos causados por elas. Se a maioria dos adultos não sabe direito para que servem os antibióticos, a proposta é falar com o público infantil sobre o assunto. O podcast tem a participação da médica pediatra Claudia Lindgren, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e da atriz Fátima Mesquita. Mais informações em: https://soundcloud.com/user-881543515

Prêmio Casa Firjan de Teses e Dissertações

A Casa Firjan, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, vai premiar pesquisas de mestrado e doutorado que discutam o futuro do trabalho e a reinvenção das empresas. Os prêmios variam entre R$ 2 mil a R$ 20 mil. O Prêmio Casa Firjan vai contemplar tanto os pesquisadores como os orientadores de quatro dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado apresentadas e defendidas, nos últimos três anos, em instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro.

Prazo para inscrições: 8 de setembro de 2019

Divulgação do resultado: 23 de outubro de 2019

Mais informações: https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/casa-firjan/premio-casa-firjan

UEZO abre inscrições para os programas de mestrado profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental e de Materiais

A UEZO está com inscrições abertas para as etapas do processo seletivo de candidatos ao curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (30 vagas) e Ciência e Tecnologia de Materiais (20 vagas), com início no segundo semestre de 2019. Os documentos devem ser entregues na Secretaria da Pós-Graduação ou enviados pelos Correios, com aviso de recebimento.

Prazo de inscrições: de 12 de agosto a 13 de setembro de 2019

Endereço eletrônico das inscrições https://amcardoso9.wixsite.com/sistema

Prazo para entrega dos documentos: 13 de setembro de 2019

Endereço para entrega ou envio dos documentos: UEZO – Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203, prédio Anexo, Sala 3 – Campo Grande. CEP 23070-200 Rio de Janeiro.

Mais informações: www.uezo.br