Instituto Alana

Alexandre Alves

Criança e consumo

Imagem da página inicial do site

Em atendimento à sua proposta de promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população para a melhoria da sua qualidade de vida e em favor de seu desenvolvimento, o Instituto Alana possui dois grandes segmentos em seu site: Espaço Alana e Criança e consumo. Além desses, na área institucional, o instituto apresenta seus objetivos, seu estatuto e oferece ao internauta a chance de contato através de e-mail.

O Espaço Alana é fruto do apoio de empresários a uma comunidade carente da cidade de São Paulo que se formou numa região de proteção ambiental; seu objetivo é estimular a população a ser agente das transformações necessárias para a melhoria de suas condições, a partir de ações socioeducativas.

O segmento Criança e consumo é, pelo assunto de que trata e pela abrangência que tem, o mais interessante do site – e do Instituto. O projeto tem o objetivo de estudar e despertar a consciência crítica da sociedade quanto ao envolvimento das crianças nas ações mercadológicas que têm como resultado “o consumismo, a erotização precoce, a incidência de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais”.

Este segmento está dividido em oito seções, a começar pelo projeto em si, suas origens e desdobramentos. A segunda trata do consumismo infantil, de suas características e histórico. A seção Denuncie é um espaço para que o internauta apresente casos em que a comunicação não respeitou a infância ou incentivou de forma desnecessária o consumo. A seção Comunicação divulga notícias do próprio Alana e um clipping das notícias sobre o assunto, além de uma agenda dos eventos relacionados ao tema. A seção Ações jurídicas relaciona os processos apresentados pelo instituto e as respostas das empresas e organizações envolvidas. São apresentadas também as legislações brasileira e estrangeira sobre consumo.

Como era de se esperar, na seção Biblioteca estão artigos, notícias, pesquisas e jogos sobre esse tema – material que pode ser bastante útil em sala de aula. Na seção Educação estão os dados referentes às bolsas de pesquisa oferecidas pelo Alana a estudantes que realizam trabalhos de conclusão de curso de graduação sobre o tema Consumo infantil, além da relação das palestras realizadas por membros da organização em vários eventos e instituições. O Alana constituiu redes de trabalho nacionais e internacionais, e a relação dos participantes também está nesse segmento, assim como vídeos e informações sobre o Fórum Internacional sobre Criança e Consumo, realizado em 2008.

Mais do que a prestação de contas de uma instituição sem fins lucrativos, o site do Instituto Alana – especialmente a seção sobre Criança e consumo – é um repositório de excelentes ideias, projetos, textos, documentos sobre um assunto que tanto influencia a vida de professores, alunos e pais, afetando toda a relação com escolas e a educação.

Sobre consumo infantil, leia também:

Publicado em 06/10/2009

Publicado em 06 de outubro de 2009