Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.
Instituto Alana
Alexandre Alves
Criança e consumo
http://www.alana.org.br
Em atendimento à sua proposta de promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população para a melhoria da sua qualidade de vida e em favor de seu desenvolvimento, o Instituto Alana possui dois grandes segmentos em seu site: Espaço Alana e Criança e consumo. Além desses, na área institucional, o instituto apresenta seus objetivos, seu estatuto e oferece ao internauta a chance de contato através de e-mail.
O Espaço Alana é fruto do apoio de empresários a uma comunidade carente da cidade de São Paulo que se formou numa região de proteção ambiental; seu objetivo é estimular a população a ser agente das transformações necessárias para a melhoria de suas condições, a partir de ações socioeducativas.
O segmento Criança e consumo é, pelo assunto de que trata e pela abrangência que tem, o mais interessante do site – e do Instituto. O projeto tem o objetivo de estudar e despertar a consciência crítica da sociedade quanto ao envolvimento das crianças nas ações mercadológicas que têm como resultado “o consumismo, a erotização precoce, a incidência de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais”.
Este segmento está dividido em oito seções, a começar pelo projeto em si, suas origens e desdobramentos. A segunda trata do consumismo infantil, de suas características e histórico. A seção Denuncie é um espaço para que o internauta apresente casos em que a comunicação não respeitou a infância ou incentivou de forma desnecessária o consumo. A seção Comunicação divulga notícias do próprio Alana e um clipping das notícias sobre o assunto, além de uma agenda dos eventos relacionados ao tema. A seção Ações jurídicas relaciona os processos apresentados pelo instituto e as respostas das empresas e organizações envolvidas. São apresentadas também as legislações brasileira e estrangeira sobre consumo.
Como era de se esperar, na seção Biblioteca estão artigos, notícias, pesquisas e jogos sobre esse tema – material que pode ser bastante útil em sala de aula. Na seção Educação estão os dados referentes às bolsas de pesquisa oferecidas pelo Alana a estudantes que realizam trabalhos de conclusão de curso de graduação sobre o tema Consumo infantil, além da relação das palestras realizadas por membros da organização em vários eventos e instituições. O Alana constituiu redes de trabalho nacionais e internacionais, e a relação dos participantes também está nesse segmento, assim como vídeos e informações sobre o Fórum Internacional sobre Criança e Consumo, realizado em 2008.
Mais do que a prestação de contas de uma instituição sem fins lucrativos, o site do Instituto Alana – especialmente a seção sobre Criança e consumo – é um repositório de excelentes ideias, projetos, textos, documentos sobre um assunto que tanto influencia a vida de professores, alunos e pais, afetando toda a relação com escolas e a educação.
Sobre consumo infantil, leia também:
Publicado em 06/10/2009
Publicado em 06 de outubro de 2009
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.