Edição V. 24, Ed. 14 - 30/04/2024

A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"

Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal que deseja conhecer alguém, conectando-se com outras pessoas para ter uma vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme em que se destaca as limitações impostas pelo governo, assim como as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter um profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar, com base no filme, como as restrições de espaços e liberdade influenciam nas relações interpessoais. Constatou-se que, tanto no filme como na realidade da covid-19, as relações se intensificaram, à medida que o isolamento perdurava, cedendo lugar para a verdade do “eu”.

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Transtorno do espectro autista: perfil das produções científicas na revista Educação Pública

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O presente artigo tem por objetivo mapear as publicações sobre o tema transtorno do espectro autista (TEA) na revista Educação Pública, na seção Educação Especial e Inclusiva, no período de 2002 a 2023, considerando as edições publicadas até 28 de fevereiro de 2023. Respaldados em uma pesquisa bibliográfica, catalogamos 25 artigos, categorizados em cinco assuntos: mediação, interação, acolhimento e inclusão de pessoas com TEA. A maioria das publicações ocorreu no último quinquênio, por instituições de vínculo dos pesquisadores autores dos artigos.

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Automedicação: análise do conhecimento de alunos de um colégio do Rio de Janeiro/RJ

Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

No Brasil, em um estudo realizado em 2018 mostrou que 79% da população são adeptos da automedicação devido a dificuldades de acesso a serviços de saúde e à falta de recursos econômicos. O objetivo do estudo foi analisar os conhecimentos sobre automedicação de alunos de um colégio público em Volta Redonda/RJ, por meio de um estudo transversal com 141 participantes e a aplicação de questionário estruturado. De maneira geral, os alunos relataram que fazem uso de medicamentos sem prescrição médica influenciados principalmente por pai/mãe; os sintomas mais frequentes são dor de cabeça e resfriado/gripe.

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Aprendizagem e Educação Infantil sob o olhar de um professor em formação: a Psicomotricidade em foco

Formação de Professores

O presente artigo discute a formação docente do pedagogo. Sobretudo, destaca-se a atuação no estágio supervisionado, no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica para sintonizar as vivências e percepções de um estudante do curso de Pedagogia. Como objetivo geral, este estudo visa relatar as experiências de iniciação à docência e as compreensões que dão sentido à aprendizagem docente, sob o olhar de um professor em formação, situando a Psicomotricidade como alicerce pedagógico na educação. A discussão sobre a formação dos profissionais da Educação e o ensino-aprendizagem é de extrema relevância.

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O ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência

Educação a Distância e Educação Física

O trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.

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Relato de experiência do Projeto Autocuidado

Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta produção tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas pelos educandos da Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres/MT. Foram realizadas atividades com o objetivo de promover e refletir acerca do autocuidado e autoamor para o desenvolvimento pessoal dos educandos. O método aplicado foi pensado na organização do espaço com recursos que possibilitaram a higiene pessoal e assim promover o autocuidado. É notório que as vivencias de experiências foram de grande relevância para a promoção e evolução do autocuidado.

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Edições anteriores

Edição V. 24, Ed. 13 - 16/04/2024

A avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza no ensino remoto: a percepção dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental

Avaliação

Diante do objetivo de analisar como os professores do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR estão avaliando a aprendizagem dos alunos em Ciências da Natureza durante o ensino remoto, este estudo se desenvolveu com pesquisa de campo e bibliográfica cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no Google Forms, direcionado a professores de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A revisão de literatura permitiu contextualizar a avaliação no ensino de Ciências da Natureza, enquanto a análise dos dados propiciou identificar as estratégias avaliativas adotadas pelos professores.

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Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino da função polinomial do 2º grau

Matemática e Formação de Professores

Este trabalho investiga as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relativos à função polinomial do 2º grau em uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes/RO. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa; foram feitos estudos teóricos e aplicada uma sequência didática de atividades. Posteriormente, realizamos a análise de conteúdo dos registros colhidos na aplicação da sequência didática. Nosso objetivo é mostrar que a sua utilização acarreta uma aprendizagem significativa, minimizando as dificuldades encontradas no ensino das funções.

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O gênero multimodal sticker: uma possibilidade de ressignificação do ensino de língua inglesa à luz do letramento visual crítico

Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho discute a importância de desenvolver o letramento visual crítico nas aulas de Língua Inglesa da Educação Básica e investiga como o uso de algumas categorias da Gramática do Design Visual em atividades de análise de imagens no 6º ano pode favorecer tal processo. Para se inteirar dessa problemática, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter participativo, com princípios da pesquisa-ação. Contou-se com a participação de professores de Língua Inglesa, que responderam a um questionário. Além de apresentar adesão a tais propostas, esses docentes mencionaram lacunas na formação oferecida pelos cursos de Letras.

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Gestão escolar com participação democrática

História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Este trabalho objetiva identificar os meios que a gestão democrática utiliza para implantar no ambiente escolar a democracia participativa, discorre sobre a origem da gestão democrática, sua ligação com o processo de redemocratização do Brasil, os princípios da gestão democrática, sua finalidade e dimensão política. A pesquisa se justifica por a gestão escolar fazer parte da formação e da profissão do professor de Artes e a gestão democrática ser um meio de efetivação da democracia participativa dos cidadãos. Conclui-se que a participação da comunidade escolar é o princípio norteador para a execução desse novo padrão de gestão.

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Entraves ao ensino de Botânica: uma reflexão acerca do currículo de Ciências

Botânica

Diversos são os estudos que têm demonstrado o crescente desinteresse pelo estudo da Botânica. Apontado como conteúdo de difícil contextualização e aplicabilidade, suas aulas acabam por tornar-se muito expositivas, priorizando a memorização de regras de classificação e nomenclatura. Diante de tal realidade, o objetivo do presente ensaio é discutir, à luz de educadores, filósofos e suas concepções e teorias, a necessidade de um ensino de Botânica que permita a associação entre a teoria e o cotidiano do educando, destacando a experimentação como fundamental nesse processo.

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Tirando os estudantes da plateia para colocá-los no palco: um relato de experiência sobre o uso de seminários nos anos finais do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste texto é descrever uma experiência e uma estratégia didática voltada para a sala de aula da Educação Básica que utiliza o método de seminário no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A inclusão desse método nas aulas de História revelou algumas habilidades que precisam ser aprimoradas pelos estudantes, produziu estratégias de intervenção que talvez não fossem realizadas em aulas exclusivamente expositivas e proporcionou a utilização de estratégias de aprendizagem diversificadas.

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Edição V. 24, Ed. 12 - 09/04/2024

Ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio como instrumento facilitador para a tomada de decisões

Matemática

O ensino da Matemática Financeira tem sido abordado basicamente sob três aspectos: a tomada de decisão, os investimentos e a cidadania. O foco do presente trabalho está na abordagem da tomada de decisão. O objetivo do artigo é abordar as concepções da Matemática Financeira com a finalidade de ensinar os alunos a analisar e interpretar as operações financeiras e comerciais que decorrem do cotidiano. Logo, este trabalho se justifica pela relevância da Matemática Financeira como ferramenta facilitadora que pode propiciar aos alunos a capacidade de tomar decisões frente às diferentes operações que o mercado oferece na vida cotidiana.

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Desigualdade de acesso escolar e avaliação de políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: desafios e avanços

Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente estudo trata da avaliação de aprendizagem escolar e políticas públicas educacionais da Guiné-Bissau. A situação do ensino desse país africano está frágil em diferentes setores, o que vem acontecendo pela incapacidade de sucessivos governos de gerenciar e criar políticas públicas da educação que promovam o desenvolvimento de ensino-aprendizagem de qualidade. O país tem enfrentado crises políticas provocadas pela guerra civil de 1998 e tentativas de golpes de Estado nos últimos anos. Por isso, a retomada da normalidade é fundamental para os atores políticos e sociais que tenham uma filosofia política comum da construção nacional.

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O uso da metodologia TPACK na Educação Ambiental: uma abordagem em saúde única para a conservação dos ecossistemas costeiros

Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

No presente trabalho, nós utilizamos a metodologia TPACK para a Educação Ambiental, por meio da produção de vídeos sobre a poluição dos ecossistemas costeiros e suas consequências, em uma perspectiva de saúde única. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio e contou com uma sequência didática que culminou na produção e apresentação dos vídeos produzidos pelos estudantes. Concluímos que a metodologia TPACK deve ser estimulada no ambiente escolar para uma aprendizagem ativa, autêntica, intencional, reflexiva e colaborativa com o uso da tecnologia.

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Pimenta nos olhos dos outros é refresco: a escola frente às situações de discriminação

Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O discurso de ódio na escola é uma epidemia que precisa ser combatida. A escola é um lugar de vivências, e seria utopia querer que nesse espaço não ocorressem situações violentas. Assim, é sua responsabilidade assegurar aos alunos um tratamento de equidade e justiça, respeitando as características próprias. O ambiente escolar deve ser um local acolhedor e educacional para todos, sem exceção. Infelizmente, a discriminação como forma de violência continua a ser um problema prevalente, já que a dor alheia dificilmente nos afeta diretamente, como diz o provérbio popular: "pimenta nos olhos dos outros é refresco".

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Saponificação: relato de experiência pedagógica desenvolvida numa escola pública do Recife/PE

Ecologia e Meio Ambiente

Em 2020, desenvolvemos um trabalho de Educação Ambiental, escolhendo como tema o processo de saponificação. Em 2021, realizamos com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis uma pesquisa para identificar onde os alunos e seus familiares descartam o óleo de cozinha usado. Entrevistamos 100 alunos e verificamos que 95% descartam na pia, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente; apenas 5% dão destinação correta. Os alunos coletaram o óleo em casa; a seguir realizamos aulas teóricas sobre o tema e posteriormente produzimos sabão, com o intuito de promover uma campanha para doação do sabão à comunidade.

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Resenha do livro "Recursos audiovisuais nas aulas de História"

História e Formação de Professores

Este texto é uma resenha do livro Recursos audiovisuais nas aulas de História, de Antonio Fontoura, publicado em 2018, pela editora InterSaberes. O livro procura mostrar como produtos culturais audiovisuais podem ser usados em situações de aprendizado de maneira mais efetiva, utilizando uma perspectiva histórica atual (pós-moderna, pode-se dizer) de construção ativa de conhecimento. A construção de interpretações com base em fontes históricas pode acontecer de forma individual, mas essa construção fica muito mais rica quando há o cruzamento de olhares diferentes sobre o mesmo objeto.

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