Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Estudantes

Raquel Menezes

A voz dos estudantes

Imagem da página inicial do site
http://www.estudantes.com.br/

Se o Portal do Professor, o site apresentado na última edição, é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional e a outros docentes e discutir questões educacionais, o site Estudantes é um espaço para o aluno estar ligado à rede. Como se não bastasse, é também um bom modo para os professores saberem as dificuldades e angústias do alunado. Para acessar boa parte do site é necessário fazer um rápido cadastro, informando dados básicos e como conheceu o Estudantes. Depois de cadastrado, é só navegar por seções como Biblioteca (onde o download dos livros é gratuito), Guia de cursos, Quadro de discussão (onde, além de publicar artigos, monografias e teses, é possível postar dúvidas e discussões) e Simulado.

Neste último, não só o aluno pode testar seus conhecimentos como também os professores podem recolher exercícios para aplicar em sala de aula. Nesse espaço é possível ainda procurar questões no banco de dados, através de uma palavra-chave. Para esse mecanismo, basta digitar uma palavra, como “Brasil” ou “onomatopeia”, e obterá todas as perguntas cujo enunciado contenha essa palavra-chave, independentemente da matéria. Em Serviços, há ainda Concursos de Direito e Concursos de Medicina, onde se encontram questões relacionadas às matérias desses dois cursos de graduação.

Como todos precisam de um momento de descanso, em Relaxe o usuário encontra caça-palavras, piadas, palavras cruzadas etc. E, entre o lúdico e o funcional, na seção Carreira está um Jogo vocacional, onde são encontradas dúvidas sobre cursos, universidades, áreas etc. Há também uma entrevista com Sílvio Duarte Bock, ex-coordenador do Programa de Orientação Vocacional da Fundação Carlos Chagas e atual diretor do NACE – Orientação Vocacional e Redação, além de uma lista de orientadores vocacionais separada por estado.

Como você pode ver, o site aborda, com muita criatividade, questões que orientam quanto à vocação profissional. Trata-se, portanto, de uma forma de guiar os estudantes e os professores sobre como o jovem pode escolher a carreira profissional, além de ser uma fonte de exercícios para o sucesso no vestibular, sem esquecer de que é necessário fazer pausas para o descanso. E, o mais importante de tudo: além de colocar os alunos ligados na rede com a atenção voltada para além de MSN, Orkut e afins, o site pode ser um bom modo de entrosamento entre discentes e docentes, podendo ser utilizado, não só em sala de aula como nas reuniões pedagógicas, como um dos norteadores das necessidades dos estudantes.

Publicado em 17 de março de 2009

Publicado em 17 de março de 2009

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.