Estudantes

Raquel Menezes

A voz dos estudantes

Imagem da página inicial do site

Se o Portal do Professor, o site apresentado na última edição, é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional e a outros docentes e discutir questões educacionais, o site Estudantes é um espaço para o aluno estar ligado à rede. Como se não bastasse, é também um bom modo para os professores saberem as dificuldades e angústias do alunado. Para acessar boa parte do site é necessário fazer um rápido cadastro, informando dados básicos e como conheceu o Estudantes. Depois de cadastrado, é só navegar por seções como Biblioteca (onde o download dos livros é gratuito), Guia de cursos, Quadro de discussão (onde, além de publicar artigos, monografias e teses, é possível postar dúvidas e discussões) e Simulado.

Neste último, não só o aluno pode testar seus conhecimentos como também os professores podem recolher exercícios para aplicar em sala de aula. Nesse espaço é possível ainda procurar questões no banco de dados, através de uma palavra-chave. Para esse mecanismo, basta digitar uma palavra, como “Brasil” ou “onomatopeia”, e obterá todas as perguntas cujo enunciado contenha essa palavra-chave, independentemente da matéria. Em Serviços, há ainda Concursos de Direito e Concursos de Medicina, onde se encontram questões relacionadas às matérias desses dois cursos de graduação.

Como todos precisam de um momento de descanso, em Relaxe o usuário encontra caça-palavras, piadas, palavras cruzadas etc. E, entre o lúdico e o funcional, na seção Carreira está um Jogo vocacional, onde são encontradas dúvidas sobre cursos, universidades, áreas etc. Há também uma entrevista com Sílvio Duarte Bock, ex-coordenador do Programa de Orientação Vocacional da Fundação Carlos Chagas e atual diretor do NACE – Orientação Vocacional e Redação, além de uma lista de orientadores vocacionais separada por estado.

Como você pode ver, o site aborda, com muita criatividade, questões que orientam quanto à vocação profissional. Trata-se, portanto, de uma forma de guiar os estudantes e os professores sobre como o jovem pode escolher a carreira profissional, além de ser uma fonte de exercícios para o sucesso no vestibular, sem esquecer de que é necessário fazer pausas para o descanso. E, o mais importante de tudo: além de colocar os alunos ligados na rede com a atenção voltada para além de MSN, Orkut e afins, o site pode ser um bom modo de entrosamento entre discentes e docentes, podendo ser utilizado, não só em sala de aula como nas reuniões pedagógicas, como um dos norteadores das necessidades dos estudantes.

Publicado em 17 de março de 2009