Edição V. 15, Ed. 16 - 18/08/2015
Sexo, drogas e academia
FilosofiaAs escolas se formaram para formar e disciplinar os filhos da classe burguesa; as universidades, por sua vez, são espaços de resistência e experimentação social, intelectual e existencial.
Leia este artigoAlfabetização ecológica
Ecologia e Meio AmbienteUm adequado trabalho de alfabetização ecológica leva os alunos a articular os conteúdos escolares estudados e sua aplicabilidade no cotidiano, ajudando a criar respeito pela fauna e pela flora.
Leia este artigoMãe, onde dormem as pessoas marrons?
Cidadania e ComportamentoA sociedade brasileira é cada vez mais dominada por muros e isolamento, em que as pessoas não falam e têm medo dos diferentes. No Brasil atual, não basta falar sobre; é preciso falar com, romper as grades.
Leia este artigoÁfrica e Brasil: um diálogo em língua portuguesa e literatura
Língua Portuguesa e LiteraturaCom a implantação da Lei nº 10.639/03, o estudo da cultura e da história africana e indígena vem se desenvolvendo no Brasil; uma proposta ligada à Língua Portuguesa e à Literatura é o estudo de contos africanos, como os de José Luandino Vieira.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."