Edição V. 15, Ed. 16 - 18/08/2015

Sexo, drogas e academia

Filosofia

As escolas se formaram para formar e disciplinar os filhos da classe burguesa; as universidades, por sua vez, são espaços de resistência e experimentação social, intelectual e existencial.

Leia este artigo

Alfabetização ecológica

Ecologia e Meio Ambiente

Um adequado trabalho de alfabetização ecológica leva os alunos a articular os conteúdos escolares estudados e sua aplicabilidade no cotidiano, ajudando a criar respeito pela fauna e pela flora.

Leia este artigo

Mãe, onde dormem as pessoas marrons?

Cidadania e Comportamento

A sociedade brasileira é cada vez mais dominada por muros e isolamento, em que as pessoas não falam e têm medo dos diferentes. No Brasil atual, não basta falar sobre; é preciso falar com, romper as grades.

Leia este artigo

África e Brasil: um diálogo em língua portuguesa e literatura

Língua Portuguesa e Literatura

Com a implantação da Lei nº 10.639/03, o estudo da cultura e da história africana e indígena vem se desenvolvendo no Brasil; uma proposta ligada à Língua Portuguesa e à Literatura é o estudo de contos africanos, como os de José Luandino Vieira.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco