Edição V. 15, Ed. 23 - 24/11/2015
Violência escolar e possibilidades de prevenção
Formação de Professores e Política EducacionalPara sair do terreno movediço da violência escolar, é possível tomar algumas atitudes preventivas. Uma delas é realizar atividades de negociação de conflitos, colocando as partes frente a frente.
Leia este artigoDiversidade sexual e bullying na escola: desafios e possibilidades
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA violação de direitos humanos no ambiente escolar tem sido bastante recorrente, especialmente o bullying, que se caracteriza por sua repetição. A mudança desse modelo é necessária, especialmente quando se dá em função de preconceitos.
Leia este artigoEducação a distância: desafio e perspectivas
Educação a Distância e Formação de ProfessoresA Educação a Distância tem papel estratégico no desenvolvimento da sociedade, voltando-se para uma formação cidadã; por isso, deve estabelecer novas práticas e experiências com seus principais atores: aprendentes, professores e tutores.
Leia este artigoRealocação dos provérbios bíblicos: uma perspectiva possível
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA maleabilidade dos gêneros textuais mostra que textos bíblicos podem ser estudados e trabalhados como “gênero escolar”, o que torna possível desconstruir o domínio religioso atribuído aos provérbios bíblicos, por exemplo.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."