Edição V. 17, Ed. 13 - 11/07/2017
A importância da Literatura Visual no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura Visual, em que predominam imagens estáticas ou dinâmicas, é de grande valia para a formação dos Surdos. A legislação prevê a inclusão dessas crianças e jovens com a oferta de educação bilíngue, em Libras e na modalidade escrita da língua portuguesa. Alguns escritores surdos já vêm se destacando.
Leia este artigoO lúdico como facilitador no ensino da Libras na Educação Infantil
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escola deve estar preparada para executar o processo de inclusão para o pleno desenvolvimento de seus alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais, utilizando diversas metodologias. O lúdico é um caminho a ser empregado pelo corpo docente.
Leia este artigoNeurociência e os desafios em sala de aula
Computação e TecnologiasA Neurociência pode ajudar a revalorizar o mundo educacional; professores devem ser estimuladores de potencialidades e inteligências, a fim de desenvolver os aprendentes, estabelecendo comportamentos de acolhimento e de desafios.
Leia este artigoTextos na alfabetização
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaOs textos a serem utilizados em processos de alfabetização devem ter como prioridade alguma ligação com a língua utilizada na oralidade e na escrita. Numa história, as frases transmitem informações, têm sentido, ainda que o texto em si seja simples. Assim será possível despertar nas crianças o desejo, o interesse por ler.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."