Edição V. 17, Ed. 14 - 25/07/2017

Educação de surdos

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Leia este artigo

Aquisição da linguagem pelo(a) aluno(a) surdo(a) via ludicidade

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A dificuldade dos surdos na aprendizagem pode estar associada à utilização de um método ineficaz, que não atende à realidade do aluno. O uso da ludicidade é um caminho para que esse estudante tenha vontade de aprender.

Leia este artigo

O papel do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O intérprete de Libras tem participação muito importante no espaço educacional, como mediador da relação entre professor e aluno surdo. O intérprete deve ser imparcial, ser confiável e manter sigilo, sempre prezando pela fidelidade ao que foi dito ou escrito pelo professor em sala de aula.

Leia este artigo

Aula de Carnaval: possibilidades didático-pedagógicas nas aulas de Artes Cênicas

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma proposta nascida dos estudantes – falar sobre o Carnaval – levou à elaboração e montagem de uma dramaturgia que explorou as festas de Carnaval de vários pontos do planeta, valorizando a participação dos alunos de acordo com seus interesses e aptidões.

Leia este artigo

Percepção dos intérpretes de Libras sobre o ensino de Física: um estudo de caso

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A utilização da abordagem histórico-filosófica da ciência no ensino de Física apresenta bons resultados ao trabalhar com deficientes auditivos, o que pode ser comprovado numa pesquisa qualitativa realizada com intérpretes de Libras e a professora da sala de recursos de uma escola pública estadual no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Vamos tratar dos temas EAD, Gamificação e Ensino Híbrido

Canal no YOUTUBE: Acesse aqui

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Seminário Virtual Internacional do Grupo Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco