A contribuição do gestor escolar na implementação do uso das tecnologias digitais de informação

Aline Motta de Souza

Graduada em Letras (UFRJ), especialista em Gestão Escolar (UCB), mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca), diretora geral da Escola Municipal Vera Lucia Machado, Niterói/RJ

Sheila da Silva Ferreira Arantes

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca), professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação na UniCarioca)

André Cotelli do Espírito Santo

Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares (IEN), professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais da Educação da UniCarioca

Ana Paula Legey

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz), coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca

Antônio Carlos de Abreu Mól

Doutor em Engenharia Nuclear (UFRJ), chefe da Divisão de Ensino da CNEN, fundador e docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais da Educação da UniCarioca

O uso das tecnologias digitais de informação já faz parte da vida de todos; nas escolas, de modo geral, vem ganhando destaque também nas atividades, mesmo nos locais onde os investimentos na área ainda não chegaram. Oliveira, Almeida e Trotta (2020) reforçam essa premissa quando afirmam que as novas tecnologias transformaram a qualidade das relações de informação e comunicação a partir do momento que entraram nas escolas.

Apesar da falta de formação específica e de equipamentos para uso, muitos professores vêm buscando inserir nos seus planejamentos alguma atividade com uso das tecnologias que dialogue com seus métodos pedagógicos.

A BNCC (2017), em sua quinta competência geral, preconiza que os alunos, ao final da Educação Básica, em relação à tecnologia, deverão utilizar as novas tecnologias de forma crítica, reflexiva, significativa e ética na comunicação. Isso reforça a necessidade premente de inserir a cultura digital na escola, mesmo com poucos recursos (realidade de muitas escolas públicas, que acabam por limitar sua equipe docente quanto à inserção da tecnologia no seu plano de trabalho).

Nesse contexto, o gestor escolar que entende a importância dessa inclusão digital, que percebe como primordial a modernização das práticas pedagógicas para um melhor desempenho da comunidade escolar, tem papel fundamental nessa implementação. Segundo Scherer e Brito (2020), integrar as tecnologias digitais ao currículo requer a transposição de muitos desafios que devem ser enfrentados com ações inovadoras e perseverança de todos os envolvidos no processo.

Projetos pedagógicos significativos podem se tornar importantes aliados na inserção das tecnologias, envolvendo toda a comunidade escolar, contribuindo para a aprendizagem significativa dos alunos. Nesse sentido, surge como objetivo desta pesquisa a proposta de elaboração de um projeto usando um tema significativo, como a escola e sua história, para estimular na equipe pedagógica o uso das novas tecnologias digitais. Como afirma Costa Neto (2022), os professores podem, com o uso didático das novas tecnologias, diminuir a falta de interesse dos alunos, aumentando a participação deles com aulas mais interessantes e motivadoras.

O presente trabalho foi produzido a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em um estudo bibliográfico, por meio de pesquisas em artigos científicos publicados em revistas reconhecidas e renomadas, dentre outras fontes que tratam das questões relativas às novas tecnologias digitais de informação no contexto educacional, na ótica da gestão escolar.

Em síntese, este artigo é um relato que discorre sobre a contribuição que o gestor, no papel de líder educacional, pode implementar na instituição de ensino sob sua responsabilidade, no intuito de modernizar as práticas pedagógicas com o uso das tecnologias disponíveis.

Desenvolvimento

O gestor escolar, dentre suas inúmeras atribuições, tem papel fundamental na implantação de práticas com novas abordagens de ensino que visem à melhoria da qualidade do trabalho realizado na unidade escolar que dirige. Segundo Amorim (2017), um gestor com perfil inovador procura transformar as instituições de ensino em laboratórios de inovação cultural, onde esse gestor atuará articulando essa inovação. De forma coletiva e interdisciplinar, o gestor envolve toda a comunidade escolar em busca do desenvolvimento de projetos inovadores, renovação do currículo, com recursos tecnológicos contemporâneos que levem à construção de novos saberes.

Diante do exposto e tendo em vista a importância do espaço escolar dentro de sua comunidade, foi proposta pela pesquisadora (primeira autora, também gestora da escola) a elaboração de um projeto significativo para toda comunidade escolar com o intuito de estimular na equipe pedagógica o uso das ferramentas digitais nas atividades do currículo proposto para os ciclos, mesmo com poucos recursos tecnológicos existentes na unidade. Assim, a pesquisa apresenta o Projeto Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lúcia Machado, com uso de tecnologias digitais de informação e sequências didáticas.

O espaço escolar se configura como local de referência para os alunos, em especial nas escolas públicas de periferia onde as opções de lazer são escassas. Ambiente de trabalho da pesquisadora, a Escola Municipal Vera Lúcia Machado, situada no bairro do Badu, na região de Pendotiba, em Niterói/RJ, atende ao primeiro segmento do Ensino Fundamental desde 5 de fevereiro de 1973 e é um espaço de referência na comunidade onde está situada.

O projeto está ligado ao cotidiano dos alunos, ao espaço escolar vivenciado pelas famílias durante décadas e, desse modo, espera-se que haja interesse de toda a comunidade na participação das atividades planejadas. Partindo dessa constatação, o projeto insiste no poder das atividades significativas para garantir a aprendizagem dos alunos, reforçando o que diz Moran (2007) sobre o fazer pedagógico – que precisa estar ligado à realidade dos alunos, fazer sentido e estar de acordo com suas expectativas e necessidades – para que resulte na aprendizagem.

Assim, cada etapa foi planejada considerando os recursos disponíveis na unidade escolar, com o objetivo de comprovar que é possível inserir a tecnologia no plano de trabalho proposto para os ciclos. A Escola Municipal Vera Lucia Machado possui poucos recursos tecnológicos, mas conta com alguns tablets, netbooks, projetores multimídia e acesso à internet custeado pelo Programa Educação Conectada, do Governo Federal.

Em formato de e-book e denominado Sequências didáticas e novas tecnologias digitais no Projeto Aniversário 50 anos da Escola Municipal Vera Lúcia Machado, toda a proposta foi apresentada para a equipe pedagógica envolvida, onde se destaca o uso das sequências didáticas (SD) elaboradas a partir de um framework desenvolvido por Arantes (2019) em sua dissertação de mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. As SD planejadas no e-book foram apresentadas à equipe docente em uma capacitação intitulada Tecnologias Digitais na Escola: Importância, Desafios e Possibilidades, realizada pela pesquisadora, buscando estimular o desenvolvimento de todo o projeto seguindo as etapas previstas.

Cada dia da sequência prevê uma atividade lúdica permeada pelas novas tecnologias digitais e todos os links gerados a partir das atividades podem e devem ser compartilhados nos grupos de WhatsApp das turmas, envolvendo as famílias no projeto, corroborando o que afirmam Arxer e Inforsato (2018) sobre aplicativos como o WhatsApp, que constituem uma eficaz ferramenta de comunicação para a gestão escolar, tanto na relação com os funcionários da escola quanto na relação com a comunidade escolar.

Considerações finais

O desenvolvimento do Projeto Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lucia Machado, com uso de sequências didáticas e novas tecnologias digitais, objetiva a construção de um entendimento significativo sobre um tema específico, que abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento de vários conteúdos e atividades que se relacionam, dando mais sentido ao processo de ensino-aprendizagem tanto para os alunos quanto para os professores e toda comunidade escolar envolvida.

Poucos recursos, ou a ausência deles, não devem esmorecer a gestão escolar; pelo contrário, os gestores devem sempre buscar estratégias que tornem a aprendizagem significativa e afetem o trabalho pedagógico. De acordo com Arxer e Inforsato (2018), apesar das dificuldades encontradas para inserir as tecnologias digitais na comunidade escolar, muitas vantagens são obtidas no contexto educacional quando tais dificuldades são superadas.

Partindo dessa constatação, o trabalho pedagógico precisa acompanhar as mudanças impostas pela revolução tecnológica contínua e a demanda social, transformando todo o cenário educacional mediante a inserção das novas tecnologias digitais que se configuram como práticas inovadoras, motivadoras e significativas para os alunos nativos da era digital.

Referências

AMORIM, António. Gestor escolar inovador: educação da contemporaneidade. Revista Lusófona de Educação, v. 35, p. 67-82, 2017. Disponível em:  https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34951149005. Acesso em: 18 set. 2022.

ARANTES, Sheila. Reforço escolar em sociedades civis em prol da alfabetização: interface entre sequências didáticas e ferramentas digitais. Dissertação (Mestrado profissional) - Centro Universitário Carioca, Rio de Janeiro, 2019.

ARXER, Eliana; INFORSATO, Edson do Carmo. O gestor escolar e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/689. Acesso em: 09 out. 2022.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2017.

COSTA NETO, Fernando Nascimento. Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 36, 27 de setembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/36/uso-de-metodologias-ativas-e-recursos-tecnologicos-como-inovacoes-na-educacao-basica.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

OLIVEIRA, Sabrina Guedes; ALMEIDA, Veronica Eloi de; TROTTA, Leonardo Monteiro. As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo. Revista Educação Pública, Rio de janeiro, v. 20, nº 2, 14 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/2/as-tecnologias-e-o-mundo-globalizado-reflexoes-sobre-o-cotidiano-contemporaneo.

SCHERER, Suely; BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista [online], v. 36, e76252, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252. Epub 21 Dez 2020. Acesso em: 13 out. 2022.

SOUZA, Aline Motta de. Sequências didáticas e novas tecnologias digitais no Projeto Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lucia Machado. Rio de Janeiro: UniCarioca, 2022.

Publicado em 26 de setembro de 2023

Como citar este artigo (ABNT)

SOUZA, Aline Motta de; ARANTES, Sheila da Silva Ferreira; ESPÍRITO SANTO, André Cotelli do; LEGEY, Ana Paula; MÓL, Antônio Carlos de Abreu. A contribuição do gestor escolar na implementação do uso das tecnologias digitais de informação. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 37, 26 de setembro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/37/a-contribuicao-do-gestor-escolar-na-implementacao-do-uso-das-tecnologias-digitais-de-informacao

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