Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental

Vanessa Lanes dos Anjos

Professora na SME/RJ, mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca)

Marcos Antonio Silva

Docente no Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca, doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)

Jorge Eduardo Mansur Serzedello

Docente no Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca, doutor em Informática (PPGI/UFRJ)

O Ensino Fundamental é a maior etapa de toda a Educação Básica (formada por Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), com 26,1 milhões de alunos (INEP, 2023). Ao longo dos anos, muitas escolas enfrentam dificuldades em proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos. Desigualdades socioeconômicas se refletem no acesso desigual a recursos educacionais, resultando em disparidades no desempenho acadêmico (Mady et al., 2024).
No ano de 2020, além das preocupações educacionais já existentes, a sociedade global enfrentou a pandemia da covid-19, trazendo ainda mais desafios para as escolas (Queiroz; Lara; Ferst, 2024).Os espaços formais de ensino passaram por um abrupto fechamento, indo de uma educação presencial para uma nova realidade, a virtual, em que recursos tecnológicos se tornaram ferramentas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem (Cruz et al., 2024).

No retorno presencial às escolas, após um longo período afastados do convívio social, os professores se depararam com defasagens e dificuldades apresentadas pelos estudantes. Observou-se um amplo espectro de desafios para as crianças em decorrência da pandemia, uma vez que fatores basilares para o desenvolvimento físico, social e cognitivo, tais como consciência fonológica, habilidades motoras, interação social, vivências práticas e socialização, foram impactados adversamente (Moreno; Sudario, 2022).

Neste contexto, há a necessidade de se repensar e reestruturar as práticas educacionais, buscando estratégias inovadoras que possibilitem o desenvolvimento integral dos estudantes, mesmo diante das limitações impostas pré e pós pandemia. No cerne dessa reestruturação, encontra-se o desafio de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, essenciais para o sucesso acadêmico e participação plena na sociedade contemporânea.

Propomos, então, a aplicação dessas habilidades por meio de uma sequência didática, com apoio de tecnologias digitais, voltada para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, estruturada com o objetivo de auxiliar os professores no processo de ensino de leitura e escrita, por meio do gênero textual tirinhas, e oferecer aos estudantes um apoio na aprendizagem, de forma que eles ancorem novos conhecimentos aos prévios de maneira significativa.

Essa abordagem visa não apenas diminuir os impactos negativos da pandemia na educação, mas também aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais para criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas, interativas e expressivas para os alunos.

Documentos norteadores para o 4º ano do Ensino Fundamental

Os primeiros anos do Ensino Fundamental são de suma importância para a formação integral do indivíduo, pois é nessa fase que se estabelecem as bases para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. É durante esse período que as crianças começam a adquirir habilidades fundamentais de leitura, escrita e raciocínio matemático, que serão essenciais para o seu sucesso acadêmico futuro (Fernandes; Azevedo, 2024).

Para orientar e garantir a qualidade desse processo de desenvolvimento, documentos norteadores foram elaborados, fornecendo diretrizes e objetivos a serem seguidos pelas escolas e educadores, desempenhando um papel fundamental na definição de práticas pedagógicas eficazes e na promoção do aprendizado significativo (Ricardo et al., 2024).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) estabelece os princípios, diretrizes e normas que regem a educação no país, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Uma das contribuições da LDBEN foi a instituição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Marques, 2023).

A BNCC é um documento que estabelece os objetos de conhecimento, competências e habilidades essenciais, que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de acordo com cada ano e faixa escolar, com a maturidade cognitiva e psicológica da qual o educando necessita (Ricardo et al., 2024).

Na BNCC, encontramos as habilidades que os estudantes necessitam adquirir no 4º ano do Ensino Fundamental, sendo imprescindível compreender sua estrutura e organização. Com foco nas competências nela numeradas, neste contexto, serão destacadas as de número 4 e 5, como se nota na reprodução a seguir:

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo (Brasil, 2017).

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (Brasil, 2017).

De acordo com os destaques acima, a competência de número 4 refere-se à capacidade de expressar-se de forma clara, coerente e eficaz, utilizando diferentes linguagens, como a verbal, a escrita, a visual e a digital, para se comunicar e interagir em diferentes contextos sociais e culturais. (Justino; Ribeiro, 2024).

A competência de número 5 aborda a cultura digital, com o uso crítico, reflexivo e responsável dessas tecnologias para se comunicar, acessar e produzir informações e conhecimentos, desenvolvendo habilidades para lidar com a diversidade de mídias e linguagens digitais presentes na sociedade contemporânea (Dartora, 2020).
Essas capacidades visam preparar os estudantes para uma participação ativa e consciente na coletividade, promovendo a capacidade de se comunicar efetivamente utilizando as tecnologias digitais de forma ética e responsável (Jesus; Bittencourt, 2023).
Em suma, os documentos desempenham um papel fundamental na definição de objetivos, habilidades e práticas pedagógicas, contribuindo para a promoção de uma educação de qualidade e para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Leitura e escrita do 4º ano do ensino Fundamental

No contexto atual, as pessoas estão cada vez mais integradas ao uso de aplicativos e recursos digitais em seu cotidiano, desde despertar ao som de uma voz virtual, que traz as primeiras notícias do dia, até relaxar ao anoitecer ao som de uma música suave.

Essas interações sociais e os padrões de vida em constante evolução também estão influenciando o setor educacional. Conforme Harari (2020), praticamente todos os aspectos da vida contemporânea são moldados pela forma como as tecnologias da informação são empregadas.

Possuir habilidades de leitura e escrita torna-se fundamental na sociedade do conhecimento, e compreender o processo de alfabetização e letramento é primordial em uma abordagem que busque promover o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes (Pereira; Silva, 2024).

Em uma concepção moderna das capacidades de alfabetização e letramento, inclui-se a decodificação, habilidade de transformar a informação recebida em um código compreensível, e a interpretação (Lima, 2022). Além disso, essas habilidades se aprimoram à medida que surgem novas formas de comunicação e tecnologias, destacando a importância da adaptação e do aprendizado contínuo ao longo da vida (Silva et al., 2024).

Para auxiliar nesse processo, a BNCC recomenda a integração dos métodos de ensino com a realidade dos estudantes, adaptando as práticas de linguagem com a incorporação de ferramentas de uso cotidiano ao currículo escolar, tornando-o mais atrativo, com recursos midiáticos e tecnológicos, aproximando os estudantes do ambiente educacional e promovendo uma relação menos formal entre alunos e professores.

Para os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, a promoção da capacidade de leitura surge como uma necessidade iminente desde os estágios iniciais da infância. Certamente, os estudantes devem ter acesso a materiais de leitura que estejam alinhados com as habilidades e metas esperadas para o seu ciclo de desenvolvimento.

A boa leitura desenvolve no estudante uma capacidade ampliada de compreensão do mundo que ele projeta, sendo um mecanismo eficaz para o processo de aprendizagem. É por meio dela que novos significados são atribuídos ao objeto de estudo, contribuindo para que os estudantes se tornem sujeitos ativos nessa prática.

Souza et al. (2024) argumentam que a leitura transcende a mera decifração de palavras: seu propósito está na compreensão das intenções e mensagens subentendidas do autor, demandando análise e síntese ativas por parte do aluno.

Assim como a leitura, o desenvolvimento da prática pedagógica da escrita representa uma modalidade de comunicação essencial. A linguagem escrita não surge de maneira espontânea; ao contrário, é formal e codificada, exigindo a aquisição de processos sistemáticos. Portanto, não se trata de uma técnica educativa que ocorre de forma natural, mas que deve ser construída de maneira específica no ambiente escolar (Martins; Marsiglia, 2022).

Dessa maneira, a escola desempenha um papel central e primordial na promoção das habilidades de leitura e escrita, atuando como a principal facilitadora do processo de alfabetização, objetivo essencial da educação em todas as suas modalidades.

Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita dos estudantes do 4º ano do Fundamental, com utilização de tecnologias digitais

A evolução das tecnologias digitais tem transformado diversos setores da sociedade, inclusive a educação. A escola, como parte integrante dela, tem o papel fundamental de preparar os estudantes para essa realidade em constante mudança, capacitando-os a se adaptarem, aprenderem e se desenvolverem ao longo de suas vidas (Leite, 2024).

A linguagem digital, em constante expansão e globalização, possibilita o surgimento de redes interativas que abarcam comunicação, informação e educação. Esses conhecimentos oferecem novas oportunidades para interação e métodos de ensino inovadores, que podem ser utilizados para enriquecer o processo de aprendizagem (Negrão; Negrão, 2023).

Atualmente, não cabe mais uma sala de aula baseada apenas em metodologias conteudistas e tradicionais; é preciso desenvolver práticas eficazes e relevantes para os estudantes contemporâneos. Entre essas competências, destacam-se o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e a competência digital (Passos et al., 2024).

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento acadêmico. Nesse momento, a fluência em leitura e escrita é essencial para o progresso em todas as disciplinas. A integração de tecnologias digitais ao currículo pode proporcionar oportunidades únicas para que esses discentes aprimorem suas habilidades de alfabetização (Oliveira; Santos, 2020).

Por meio da leitura, os estudantes têm acesso a diferentes formas de conhecimento, ampliam seu repertório linguístico e desenvolvem a capacidade de interpretar e analisar textos de diferentes gêneros e formatos.

Já a escrita, além de ser uma forma de expressão, permite aos alunos organizar suas ideias de forma coerente e estruturada, desenvolvendo a capacidade argumentativa e criativa.

No entanto, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente no contexto do Ensino Fundamental. Diversos fatores podem influenciar negativamente esse processo, como a falta de estímulo, a ausência de práticas pedagógicas eficazes e as dificuldades individuais de aprendizagem.

A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, como os jogos educacionais, promove um ambiente de cooperação. Nesse ambiente, os estudantes são incentivados a dialogar, compartilhar ideias e desenvolver estratégias em conjunto para superar desafios apresentados. A interação com os colegas, dessa maneira, estimula a aquisição de novos conhecimentos (Baptista, 2024).

Nesse sentido, os jogos educativos oferecem às crianças a oportunidade de aplicar e solucionar problemas de forma subjetiva, permitindo que elas internalizem os conhecimentos e habilidades necessárias para seu crescimento e desenvolvimento (Bezerra, 2024).

Alguns games possibilitam desenvolver, por meio das práticas e interações sociais, as habilidades essenciais para a aprendizagem de línguas, que são ler, falar, escrever e ouvir. Além disso, são objetos de entretenimento e evidenciam-se como linguagem e ambiente, trazendo potencialidades nas atitudes na hora de ensinar e aprender (Blikstein; Orgs, 2020).

A incorporação das tecnologias digitais na sala de aula transcende o simples avanço tecnológico ou o preenchimento do tempo. Para que haja essa viabilização, os professores precisam ser capacitados e preparados para utilizá-las de maneira eficaz e segura, convertendo-as em ferramentas colaborativas para o ensino (Ribeiro; Ferreira, 2020; Serzedello et al., 2023).

Proposta de sequência didática para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental desenvolverem habilidades de leitura e escrita por meio do gênero textual tirinhas

Para o escopo do presente estudo, procedeu-se à realização de um levantamento concernente à temática da leitura e escrita dos alunos com apoio de tecnologias digitais no ciclo correspondente ao 4º ano do Ensino Fundamental. Verificou-se que esse tema é objeto de análise em variadas publicações científicas, abrangendo tanto ensaios quanto dissertações acadêmicas, de autores como Conte, Kobolt, Habowski (2022), Sá (2023) e Santos (2022). Tal constatação corrobora esta pesquisa, conferindo-lhe relevância no âmbito educacional contemporâneo.

Por meio de recursos multimídia, jogos educativos, aplicativos de escrita e leitura com ferramentas digitais, os estudantes têm a oportunidade de explorar diferentes gêneros textuais, desenvolver a criatividade, ampliar o repertório linguístico e aprimorar as habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e motivadora.

Além disso, a proposta de sequência didática apresentada neste trabalho se destaca por sua abordagem centrada no aluno, que valoriza a autonomia, a colaboração e a diversidade de estratégias de ensino.

Com o intuito de alcançar os propósitos delineados pela pesquisa, foram implementadas estratégias que favorecem a superação das lacunas concernentes a falta de desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, elaborou-se uma sequência didática utilizando o fluxograma de Arantes (2022), conforme pode-se observar na Figura 1.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Figura 1: Modelo de SD seguido pela autora

Fonte: Arantes, 2022.

Assim, o eixo temático escolhido, uma competência no âmbito da Língua Portuguesa, está centrado em aulas voltadas ao estudo do gênero textual tirinhas, que propicia a concretização da produção textual mediante a utilização de tecnologias digitais (França; Pereira; Silva, 2021).

A SD foi desenvolvida para ser aplicada durante três dias na escola com a turma, permeada por recursos digitais. No primeiro dia, será realizada uma diagnose com tomada de consciência pelos estudantes, levando-os a compreender o que são tirinhas e seus elementos básicos, por meio do uso de recursos digitais, em conformidade com as habilidades de número 4 e 5 da BNCC.

No segundo dia de aplicação da SD, os estudantes serão levados a desenvolver habilidades de escrita relacionadas às atividades com tirinhas, com apoio de tecnologias digitais.

No terceiro e último dia da aplicação da SD, os estudantes desenvolverão atividades de leitura e escrita por meio de plataformas digitais e, ao final, realizarão registros de autoavaliação através de atividades significativas.

Após a fase prática da SD, será feita a coleta dos dados, com a obtenção dos resultados. Esse momento avaliativo desdobra-se na análise dos dados obtidos e na elaboração das conclusões pertinentes a esta pesquisa.

Quanto à abordagem da pesquisa, esta será de natureza qualitativa.

O percurso metodológico será conduzido a partir das etapas aqui delineadas, na Escola Municipal Barão do Amparo, no Rio de Janeiro/RJ.

Espera-se que a aplicação da SD demonstre resultados positivos no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e que os alunos apresentem maior compreensão das palavras, frases e textos lidos, desenvolvendo entre eles cooperação, autonomia e autoria.

Além disso, foi desenvolvido um material didático, em formato de e-book, que apoiará o professor na aplicação da sequência didática em suas práticas pedagógicas, conforme a capa do material ilustrada na Figura 2.

Figura 2 : Material didático – E-book

Esse material didático pode ser acessado por meio da plataforma proximal (2025) do Centro Universitário Carioca.

Considerações finais

Este artigo discutiu as defasagens na aprendizagem dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e propôs, como forma de auxílio a essas lacunas, a aplicação de uma sequência didática composta por tecnologias digitais, as quais estarão presentes em todos os dias de desenvolvimento da proposta, com a participação efetiva e autoral dos estudantes envolvidos.
Trata-se de uma importante contribuição para o desenvolvimento do processo educacional dos alunos, que, com a orientação e mediação do professor, favorece o aprimoramento do ensino curricular das habilidades de alfabetização, bem como evidencia as potencialidades das tecnologias digitais para superar tais desafios.
Ao oferecer atividades adaptadas às necessidades e interesses individuais de cada aluno, a sequência didática busca promover uma aprendizagem mais inclusiva e personalizada, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Espera-se que a análise realizada ao final das aplicações evidencie o êxito da integração das tecnologias digitais no contexto educacional, proporcionando experiências de aprendizagem dinâmicas, interativas e significativas para os alunos.
Contudo, é importante ressaltar que a eficácia da proposta de sequência didática está intrinsecamente ligada à formação contínua dos professores, à disponibilidade de recursos tecnológicos adequados e à criação de um ambiente escolar favorável à inovação e à experimentação pedagógica.
Nesse sentido, faz-se necessário investir em políticas públicas que incentivem a integração das tecnologias digitais na educação, bem como em programas de capacitação e acompanhamento dos docentes, visando potencializar os benefícios dessa abordagem para o processo de ensino-aprendizagem.
Por fim, cabe ressaltar que a proposta de sequência didática aqui apresentada não esgota todas as possibilidades de uso das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental.
Trata-se, portanto, de um convite à reflexão e à construção coletiva de novas práticas pedagógicas que valorizem o potencial transformador das tecnologias digitais na educação, em busca de uma escola mais inclusiva, democrática e inovadora.

Referências

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Publicado em 23 de julho de 2025

Como citar este artigo (ABNT)

ANJOS, Vanessa Lanes dos; SILVA, Marcos Antonio; SERZEDELLO, Jorge Eduardo Mansur. Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 27, 23 de julho de 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/25/27/proposta-de-sequencia-didatica-com-apoio-de-tecnologias-digitais-para-desenvolvimento-de-habilidades-de-leitura-e-escrita-no-4-ano-do-ensino-fundamental

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