Edição V. 16, Ed. 17 - 16/08/2016
Autopapos: um sistema de recompensa
Formação de ProfessoresFalar sozinho pode ser uma prática bastante positiva, ajudando a encontrar o equilíbrio emocional, reencontrando a sensibilidade, compreensão de si e do outro, obtendo mais paciência.
Leia este artigoA interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de ProfessoresEm resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.
Leia este artigoCiência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Formação de ProfessoresUma exposição de obras de alunos mostra que é possível desenvolver estudos de Astronomia relacionando essa ciência às artes com o objetivo de contribuir para melhorar a aprendizagem, o que foi comprovado em pesquisa da escola.
Leia este artigoArsênio: impacto sobre o meio ambiente e a saúde humana
QuímicaAinda que facilmente encontrado na atmosfera, em solos, rochas e águas naturais, o arsênio é um elemento contaminante importante, pois isso se dá principalmente pela água potável.
Leia este artigoAs múltiplas dimensões da Arte na escola e da escola com Arte
Educação ArtísticaA prevenção ao mosquito Aedes aegypti, depois de atividades com outras disciplinas, leva a práticas nas aulas de Artes em que os alunos, além de apreender conteúdos, desenvolvem sua participação ativa, transformando essa teoria em prática.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."