Edição V. 16, Ed. 22 - 25/10/2016
ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
HistóriaUm projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.
Leia este artigoCarbono: fundamental para a vida
QuímicaNo ecossistema do planeta Terra, o carbono é um dos componentes essenciais para a formação dos compostos orgânicos, como lipídios, proteínas e DNA, entre outras substâncias.
Leia este artigoEducação para que(m)? Lições do modelo finlandês para a escola pública brasileira
Formação de Professores e Política EducacionalLeia este artigo
Lições do passado, desafios do presente: apontamentos sobre Problemas da Literatura Infantil
Língua Portuguesa e LiteraturaPor ser uma forma eficiente de aprendizagem, dificilmente um estudante terá bom desempenho se não souber interpretar um texto. Por isso é importante e atual ouvir os conselhos de Cecília Meireles para motivar os estudantes nas habilidades da leitura.
Leia este artigoA aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental
GeografiaA realização de aulas de campo possibilita que os alunos relacionem a teoria, vista em sala de aula, à prática que é descoberta nessas atividades. Uma experiência na Paraíba mostra que essas práticas fora dos muros da sala de aula são um instrumento eficiente e proveitoso.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."