Edição V. 16, Ed. 22 - 25/10/2016
ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
HistóriaUm projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.
Leia este artigoCarbono: fundamental para a vida
QuímicaNo ecossistema do planeta Terra, o carbono é um dos componentes essenciais para a formação dos compostos orgânicos, como lipídios, proteínas e DNA, entre outras substâncias.
Leia este artigoEducação para que(m)? Lições do modelo finlandês para a escola pública brasileira
Formação de Professores e Política EducacionalLeia este artigo
Lições do passado, desafios do presente: apontamentos sobre Problemas da Literatura Infantil
Língua Portuguesa e LiteraturaPor ser uma forma eficiente de aprendizagem, dificilmente um estudante terá bom desempenho se não souber interpretar um texto. Por isso é importante e atual ouvir os conselhos de Cecília Meireles para motivar os estudantes nas habilidades da leitura.
Leia este artigoA aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental
GeografiaA realização de aulas de campo possibilita que os alunos relacionem a teoria, vista em sala de aula, à prática que é descoberta nessas atividades. Uma experiência na Paraíba mostra que essas práticas fora dos muros da sala de aula são um instrumento eficiente e proveitoso.
Leia este artigoI Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores
Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."