Edição V. 17, Ed. 7 - 04/04/2017
A inaplicabilidade de políticas educacionais para Surdos(as)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA escola precisa adaptar-se às novas realidades sociais, é sabido; é preciso, também, que as políticas educacionais que atendem a deficientes (neste caso, especificamente os surdos) sejam realmente cumpridas, ou seja, as leis têm que sair do papel.
Leia este artigoDesafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresOs processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.
Leia este artigoGamificação e adolescente: outra Psicopedagogia
Formação de ProfessoresA prática de jogos é característica do ser humano; ao ser empregada em atividades educacionais, a gamificação tem diversos objetivos, aproveitando algumas de suas características motivacionais para facilitar e desenvolver a aprendizagem.
Leia este artigoDa cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar
Formação de ProfessoresUma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.
Leia este artigoJogos didáticos para o ensino de Ciências
Formação de ProfessoresA criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
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Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."