Edição V. 17, Ed. 7 - 04/04/2017

A inaplicabilidade de políticas educacionais para Surdos(as)

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A escola precisa adaptar-se às novas realidades sociais, é sabido; é preciso, também, que as políticas educacionais que atendem a deficientes (neste caso, especificamente os surdos) sejam realmente cumpridas, ou seja, as leis têm que sair do papel.

Leia este artigo

Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Os processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.

Leia este artigo

Gamificação e adolescente: outra Psicopedagogia

Formação de Professores

A prática de jogos é característica do ser humano; ao ser empregada em atividades educacionais, a gamificação tem diversos objetivos, aproveitando algumas de suas características motivacionais para facilitar e desenvolver a aprendizagem.

Leia este artigo

Da cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar

Formação de Professores

Uma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.

Leia este artigo

Jogos didáticos para o ensino de Ciências

Formação de Professores

A criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco