Edição V. 19, Ed. 12 - 25/06/2019

A paternidade e a maternidade na construção da identidade do adolescente e a evasão escolar

Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho verifica a repercussão que a paternidade e a maternidade acarretam na vida de adolescentes e a evasão escolar devido à gravidez precoce. Para isso foi utilizada a entrevista semiestruturada, com dois jovens do sexo masculino e dois do sexo feminino que tinham 15 e 18 anos quando seus filhos nasceram. A conclusão baseia-se nos dados levantados pela amostra estudada e na análise do material coletado; é possível verificar que a gravidez “interrompe” a vida por um período curto, principalmente da adolescente grávida. A família, em alguns casos, ajuda o casal adolescente; o casamento vem como forma de amenizar a situação.

Leia este artigo

Resenha

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Uma forma poética de dizer o que é uma resenha, o que ela tem a ver com a obra a que se vincula, sua importância para os leitores e os autores. A resenha se debruça sobre o texto e reflete sobre suas relações, sua tessitura, a rede que constrói com outros trabalhos.

Leia este artigo

Uma perspectiva sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal

Antropologia, Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo visa ampliar reflexões sobre os desafios educacionais no contexto neoliberal. As políticas neoliberais se enquadram na lógica da estrutura hierárquica capitalista, na qual a sociedade humana se torna estruturada e estruturante aos sujeitos sociais. As políticas em questão pulverizam as possibilidades de conscientização e emancipação dos indivíduos e sociedades de verdades politizadas no âmbito econômico e homogeneízam as perspectivas educacionais.

Leia este artigo

Contribuições do orientador educacional para a permanência e êxito estudantil na Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Instituição Escola

Compreendido como elo entre aluno, professor, família e comunidade, o orientador educacional é um profissional que atua como intermediador na resolução de conflitos entre os membros da comunidade escolar, dando suporte aos gestores e professores nas ações de superação de dificuldades. Sua presença é permeada por grandes desafios.Na educação profissional, compreender o fazer pedagógico da orientação educacional reveste-se da máxima importância.

Leia este artigo

Contexto histórico da educação brasileira

História e História da Educação

A educação brasileira, nos últimos anos, passou por profundas transformações. Este trabalho visa conhecer e analisar diferentes momentos da história, identificando suas características, com base em pesquisa bibliográfica. É importante conhecer a História da Educação, desde que ela nos instigue a conservar o que há de bom e corrigir o que há de errado, sendo necessário garantir uma educação de qualidade e oportunidades iguais a todos.

Leia este artigo

Algumas considerações sobre a Educação Inclusiva e as novas exigências para a formação de professores

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A Educação Inclusiva ainda se constitui num desafio a ser superado, uma vez que nem todas as escolas estão preparadas para receber todos os alunos, contrariando o que determina a legislação educacional. Esse tema suscita reflexões no cenário educacional atual, proporcionando questionamentos sobre as novas exigências para a formação de professores, as práticas inclusivas no cotidiano, a superação de barreiras que inviabilizam a implementação de uma educação realmente inclusiva.

Leia este artigo

Os três primeiros livros da Maré

Direito, Psicologia, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Educação Física e Música

O projeto editorial Novos Olhares, organizado por professores de João Pessoa, já possui 22 obras publicadas, tratando de vários temas relacionados à Educação. Neste artigo são comentados os artigos que compõem os três primeiros volumes da coleção, publicados pela ONG Maré.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco