Edição V. 19, Ed. 9 - 14/05/2019

O ensino de Língua Portuguesa na Educação de tempo integral no Estado de Goiás: da descontextualização gramatical a um ensino contextualizado que faça sentido

Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho, que tem apoio da Capes, objetiva tratar do ensino de Língua Portuguesa na educação de tempo integral. O ensino de língua materna tem se pautado em regras soltas e fragmentadas e nem sempre respeita a bagagem de mundo que o aluno possui nem seu contexto sociocultural. Há técnicas mais simples e eficazes para trabalhar a língua, tendo em vista que é primordial usar conteúdos mais dinâmicos e lúdicos para cativar a atenção do aluno.

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A identidade da criança negra no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília em Arraias/TO

Psicologia, Sociologia e Educação Infantil

A escola é mediadora da formação do conhecimento sistematizado, mas muitas vezes leva as crianças a situações difíceis e conflituosas; o professor e os demais profissionais da educação devem ajudar as crianças negras a construir sua identidade valorizando a cultura e a história desse grupo.

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A docência sob a perspectiva religiosa: entre a política e a reflexividade

Teologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O islã não separa a política da espiritualidade; as principais atribuições do professor são a paciência e a reflexão. Por essas razões, no islã a educação é um ato político, e o docente é o detentor do poder, mas dele é exigido afeto na sua conduta. O uso de uma palavra geradora para a alfabetização provocou o acolhimento de duas histórias – dois significados para uma mesma palavra.

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Levou-s’a Velida: considerações de Helder Macedo sobre a lírica trovadoresca na cantiga de D. Dinis

Língua Portuguesa e Literatura

A poesia portuguesa trovadoresca possui um caráter transcendental que influenciou e continua influenciando outras instâncias poéticas em língua portuguesa, como a própria transparência de características de cantigas satíricas na obra de Gregório de Matos no Barroco brasileiro, pois depende, em larga medida, do contexto social e cultural.

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Gestão democrática participativa e avaliação de desempenho

Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

Gestão escolar democrática e participativa é algo hoje muito falado em nossas escolas. O conceito de gestão escolar democrática e participativa dá conta de que todos que fazem a escola devem ser acionados para decidir sobre tudo no âmbito da escola, começando pela escolha do diretor.

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