Edição V. 8, Ed. 16 - 06/05/2008

Contextualização: um conceito em debate

É importante, no contexto educacional atual, a discussão do conceito de contextualização, que está presente nas falas de professores do Ensino Médio. Utilizando principalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e o conceito contido neles, percebemos que poucas vezes conseguimos, em nossas aulas, contextualizar os assuntos escolares, o que provoca o desenvolvimento de aulas em que não há uma dimensão mais ampla do conteúdo, em suas inserções sociais, culturais, políticas e econômicas.

Leia este artigo

Bertrand d'Astorg, a mulher e a literatura

O poeta e escritor francês Jean-Luc Pouliquen, autor de As crianças e as imagens poéticas: um método de escritura de inspiração bachelardiana, costuma apresentar palestras nas universidades brasileiras. Estudioso da obra de Gaston Bachelard, dessa vez ele foi à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fazer uma pequena homenagem ao também escritor francês Bertrand d'Astorg, pelos vinte anos de sua morte. O evento, realizado no Instituto de Letras e organizado pelas professoras Ana Lúcia Oliveira e Marly Bulcão, terminou com a exibição do vídeo Passo a passo, de André Meyer, com poemas de Jean-Luc Pouliquen. Filmado no Rio de Janeiro, nas águas e vegetações da Serra da Mantiqueira, o vídeo é resultado da pesquisa que o professor André Meyer realiza com seus alunos do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os poemas e as imagens constituem uma experiência audiovisual de forte apelo sensório e evidenciam o diálogo entre as obras de Pouliquen, Bertrand d’Astorg e Gaston Bachelard.

Leia este artigo

A ferida da raça

Assistindo na DW-TV às repercussões europeias da vitória da tia Hillary sobre o Barack Obama nas prévias da Pennsylvania, sou subitamente possuído por uma dúvida: "por que todo mundo diz que o Barack Obama é negro?".

Leia este artigo

O cotidiano de uma biblioteca escolar

Com o acesso cada vez maior e mais veloz à Internet questiona-se a distância entre livro e leitor no cotidiano das escolas. A linguagem denominada informalmente "internetês" faz com que cada vez mais jovens apropriem-se também de uma nova oralidade. Não raramente também se discute a utilização da tecnologia como recurso pedagógico nas escolas, enfatizando a importância das novas mídias e de todos os instrumentos facilitadores de informação. Daí advém a necessidade de desenvolver atividades voltadas ao aprimoramento das habilidades dos educandos, bem como do estímulo ao hábito da leitura, que, por consequência, leva ao aprendizado, em suma. Uma biblioteca deve oferecer todas as possibilidades que facilitem o aprendizado dos educandos. Os recursos disponíveis (inclusive o virtual) monitorados pelos professores, nortearão todo o processo de apropriação do conhecimento.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco