Inclusão e tecnologias em Educação Matemática
Apresentação
As relações em sala de aula têm sofrido modificações consideráveis nestes últimos anos. A ampla disponibilidade de recursos tecnológicos individuais e coletivos e a revisão da noção de normalidade motivada pelas políticas de inclusão de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais nas salas de aula regulares motivam reflexões sobre o fazer pedagógico na escola.
Especialmente no ensino de Matemática, no qual nunca se esgotam discussões acerca do fracasso e de alternativas de ensino, mais premente ainda é discutir estes novos cenários. Compartilhar concepções, vivências, estudos, resultados de pesquisas e possibilidades de atuação certamente são o caminho mais frutífero para que seja possível fazer o ensino de Matemática mais eficaz e democrático, tornando-se realmente para todos.
É nesse panorama que o I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática se ambienta, visando a promover o diálogo entre os diferentes atores deste campo – professores da Educação Básica que ensinam Matemática, licenciandos em Matemática ou em Pedagogia, professores universitários e pesquisadores ou interessados de modo geral – que poderão discutir e compartilhar experiências e reflexões, promovendo o crescimento conjunto dessa comunidade e a necessária integração e articulação entre os diferentes segmentos ligados ao ensino de Matemática.
O evento tinha estes objetivos:
- Refletir sobre a necessidade da incorporação efetiva de discussões sobre o uso de tecnologias na formação do professor que ensina Matemática
- Refletir sobre a necessidade da incorporação efetiva de discussões sobre Educação Especial e Inclusiva na formação do professor que ensina Matemática.
- Fomentar a troca de experiências sobre projetos nessas áreas.
- Oportunizar formação específica por meio de minicursos com especialistas.
- Estabelecer no Estado do Rio de Janeiro um fórum de discussão permanente sobre tecnologias e sobre inclusão em Educação Matemática.
Para esse encontro, foram preparados diversos artigos, publicados na revista Educação Pública.
- Formação continuada de professores de Matemática e Física: possibilidade de integrar recursos tecnológicos no Ensino Médio
- Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
- As ações do professor de Matemática e do intérprete educacional de Libras junto ao aluno surdo incluído na sala de aula regular
- Ainda bem que você postou, me deu mais segurança. Falas que refletem anseios, aprendizado, experiências
- Práticas matemáticas em sala de recursos multifuncional
- Programa SESI Matemática: ressignificando o contexto do ensino da Matemática na EJA
- Recursos didáticos manipulativos e tecnológicos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão
- Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de matemática
- Tecnologia, matrizes e a sala de aula
- Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância
- Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais
- A narrativa da história de vida de um aluno cego, estudante de Licenciatura em Matemática no IFMG-SJE
- A formação do tutor de matemática
- Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
- Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática a alunos com necessidades educacionais especiais
Publicado em 18 de abril de 2017
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.