Biblioteca
Filtrar os artigos
Livros de colaborador da revista Educação Pública são lançados por editora da Alemanha
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasDois livros de Marcelo Bittencourt Jardim, colaborador da revista Educação Pública, são lançados na Alemanha; tratam de assuntos relacionados à Educação Física e à Psicomotricidade: como afetam as atividades da Educação Especial e como se dá a formação e qual o perfil do atleta de futebol profissional.
O dia em que senti vergonha de ser jornalista
Cidadania e ComportamentoCabrobó (PE) rumo à desertificação
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e BiociênciasPara Vanessa da Silva e Anderson Pinheiro, programas de sensibilização para prevenir a degradação de novas áreas são relevantes e podem ajudar a evitar a desertificação do semiárido brasileiro.
Dez razões para se gostar de ler
Língua Portuguesa e LiteraturaO poema "Dez razões para se gostar de ler", de Denise da Silva Cunha, apresentado aqui, celebra e valoriza os muitos benefícios da leitura, destacando como ela enriquece a vida dos leitores de diversas maneiras. A leitura é apresentada como um meio de transporte para mundos maravilhosos, como uma amiga fiel que ajuda a esquecer problemas e a explorar lugares interessantes, entre outras possibilidades e inúmeras comparações com situações cotidianas e objetos comuns. Como conclusão, o poema reforça que a leitura é uma fonte inesgotável de luz, experiências, emoções e conhecimentos.
Carta de uma criança da classe popular a sua professora pós-ensino remoto
Filosofia, Psicologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Educação FísicaNestes tempos de pandemia, uma criança escreve uma carta para sua professora lamentando a falta de encontros com seus colegas, com a professora e as atividades da escola. Ela conta um pouco de seu cotidiano em casa, da expectativa inicial de volta às aulas presenciais às noites sem sono, só pensando em rever todas aquelas pessoas e aqueles ambientes tão familiares e queridos. “Todo dia a mesma coisa”. Lembra algumas dificuldades, como a falta de espaço em casa, não poder ver os coleguinhas pelo celular sempre, não poder brincar com os amiguinhos. Mas, para sua alegria, a segunda-feira está chegando.
Tecnologia promove inclusão
Computação e TecnologiasPatrimônio material e ensino de História: a importância da História local em sala de aula
História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalA legislação educacional brasileira incentiva a utilização e pesquisa dos bens patrimoniais das cidades como fonte de dados para o ensino de História, pois cria espaços de aprendizagem no cotidiano e mostra a importância de valorizar e preservar os locais e objetos históricos.
Entre professores
Outras Mais EspecíficasA vivência como professor é uma experiência que motiva e frustra, pois depende do outro, que é o aluno; certamente deixa marcas na lembrança dos estudantes, se possível como uma pessoa exigente.
Arco-íris
Física e Língua Portuguesa e LiteraturaO poema "Arco-íris", de Renata Carlos de Sousa, utiliza uma linguagem poética com o objetivo de retratar o fenômeno físico da dispersão da luz, que é um conceito muito estudado em Física. Empregando inúmeras metáforas acessíveis, o texto descreve como a luz branca, ao atravessar um prisma, se divide em sete cores, formando o espectro visível. Essa transformação é associada a sentimentos e beleza. Dessa forma, esse poema traduz o conceito científico em uma experiência emocional e visual, conectando Ciência e Arte.