Edição V. 11, Ed. 23 - 14/06/2011

PRÁTICA ANTIRRACISTA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – A TECITURA DO CONHECIMENTO NO 1º CICLO DE FORMAÇÂO

Vivemos em uma sociedade desigual quanto a condições para o pleno desenvolvimento humano. Nela encontramos evidências para a existência de discriminação dos indivíduos a partir do critério raça/cor, gerando a exclusão de considerável parcela da população brasileira do acesso irrestrito a bens sociais capazes de oportunizar condições dignas para a existência e sobrevivência (Gonçalves, 2003), dentro da dinâmica socioeconômica vigente.

Leia este artigo

O termo crítico e algumas concepções filosóficas da Educação Matemática

Ao buscar compreender e isolar fenômenos, tanto no campo da Educação Matemática (EM) como em qualquer outra área do conhecimento, é necessário antes situar-se no momento filosófico no qual o estudo imergirá.

Leia este artigo

Essas humanidades

Este ano eu completo doze anos de sala de aula e confesso a você, leitor de boa-fé, que já cansei de ter que justificar o motivo pelo qual não desisti de ser professor de Filosofia, a despeito de ter concluído, com muito sacrifício, um curso de Direito na UFRN. Não costumo mais responder a perguntas do tipo: “Filosofia serve pra quê?”.

Leia este artigo

Escrever é melhor que digitar? Saiba o que pensam pesquisadores e pais (ou melhor, mães)

Uma recente pesquisa realizada na Universidade de Stavang (Noruega) concluiu que escrever é melhor que digitar. Segundo os cientistas, a explicação é simples: escrever envolve muito mais sentidos do que digitar, e por isso facilitaria o aprendizado e a memorização do que é escrito.

Leia este artigo

Olhar das Marcas

Lembro-me de uma atividade que vez ou outra era proposta na minha época de escola: consistia em criar uma máquina de fotografia com a embalagem de algum produto – que então chamávamos de sucata. Hoje provavelmente utiliza-se o termo “material reciclável”. Apesar da mudança dos termos, a ideia continua atual, mesmo com a profusão de câmeras digitais destes tempos. Minha frustração é nunca ter conseguido fazer minha máquina de sucata (não lembro se por falta de tempo ou de habilidade). Mas nem por isso deixa de ser uma divertida e interessante atividade para propor às crianças. E por que não aos adultos também?

Leia este artigo

Mudança de órbita

Algumas pessoas perceberam que, há algum tempo, nosso maior satélite natural, a Lua, havia parado de brilhar. Ela foi minguando, minguando e minguando, até que um dia – e não precisava ser astrólogo para observar – só podíamos avistar um intenso breu em seu lugar. Mas o que porventura estaria acontecendo com nosso querido satélite? O sumiço da Lua foi aos poucos se transformando em espanto internacional. Os astrólogos tentavam explicar, mas admitiam ser incapazes de afirmar o verdadeiro motivo de tal acontecimento.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco