Edição V. 11, Ed. 8 - 22/02/2011

O papel da intencionalidade na construção dos sentidos do texto

Os estudos linguísticos realizados com perspectiva textual vêm ganhando espaço no Brasil desde a década de 1980 e se consagrando no ensino de língua. Nesse período, começou-se a repensar esse ensino e desde então novas teorias e técnicas foram criadas no sentido de procurar ensinar língua(s) com base em textos.

Leia este artigo

Violências nas escolas: desafio para a prática docente?

Neste livro, Stelamaris Rosa Cabral (professora e pós-graduada em Supervisão e Orientação Educacional) e Sônia Lucas (mestranda em Educação, professora de Filosofia e arte-educadora) apresentam questões e reflexões que, no percurso de suas trajetórias, solicitaram seu olhar mais apurado para as “violências nas escolas”.

Leia este artigo

O uso dos clichês

Chavões, frases prontas, preguiça linguística, massificação da civilização, paralisação do pensamento. Por que temos obsessão pela padronização? No monólogo Clichê, em que humor e reflexão andam de mãos dadas, damos muitas gargalhadas e paramos para pensar nas palavras que derramamos por aí... Tudo isso conduzido pelo ator Lucio Mauro Filho, que, dirigido por Rubens Camelo, interpreta o texto de Marcelo Pedreira todo escrito em clichês, questionando sua utilidade e inutilidade.

Leia este artigo

Marsupiais na Mata Atlântica

Os marsupiais que vivem na Mata Atlântica, como o gambá, as cuícas e as catitas, diferem entre si na aparência, no tamanho e no uso das diferentes ‘camadas’ da mata (chão, sub-bosque e copas). Observações informais do comportamento de algumas espécies, feitas em pesquisas de campo, levaram a descobertas sobre a ecologia dessas espécies, contribuindo para o desenvolvimento de futuros estudos e para a preservação da mata atlântica.

Leia este artigo

A Condição de Haver o Pós-Modernismo

Vivemos em meio ao Pós-Moderno. Essa afirmação pode causar objeções, basicamente por dois motivos: muitos não consideram “Pós-Modernismo” um termo correto para definir as mudanças culturais ocorridas após o modernismo, desde a crise da segunda fase do capitalismo, durante as Guerras Mundiais, e não concordam que esse termo tenha uma definição per se. Por esse ponto de vista, a palavra não deveria ser usada como denominação para conceituar uma época. Para que possamos persistir em nossa primeira proposição, portanto, tentaremos responder as críticas feitas ao termo utilizado.

Leia este artigo

A escola do ressentimento

Em 1949, Louis Armstrong realizou um dos seus maiores sonhos: desfilou como Rei Zulu no Social Aid and Plesure Club durante o Mardi Gras em New Orleans. Para as novas gerações de intelectuais afrodescendentes, aquela era uma imagem bizarra.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco