Edição V. 13, Ed. 21 - 11/06/2013

Educação, História e interculturalidade para além das fronteiras

O livro Diálogos sem Fronteiras: educação, história e interculturalidade foi lançado durante o VII Congresso Brasileiro de História da Educação, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio de 2013 na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá-MT.

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Uma solução criativa para a criançada comer melhor: fazê-las botar a mão na massa

Uma das grandes querelas entre pais e filhos é a dificuldade de fazer com que os meninos se alimentem saudavelmente, com frutas, legumes e grãos, e deixem um pouco as besteiras de lado. Mas como fazer isso sem transformar a hora da refeição em um campo de batalha?

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A oralidade no universo escolar: o gênero seminário em foco

Consoante Nascimento et al (2010), a oralidade consiste em uma ferramenta linguística de sustancial importância tanto no âmbito escolar quanto nas práticas corriqueiras do dia a dia. Em face disso, o trabalho com essa competência linguística é essencial para a escolarização do Português. Contudo, a abordagem desse conteúdo requer uma gama de estratégias de sistematização, conscientização e reflexão (NASCIMENTO et al, 2010). Em outras palavras: o trabalho com a oralidade é algo que exige preparação sistemática atrelada aos propósitos que o docente visa a atingir face a seus alunos. Mas nem sempre tal postura se fez presente na prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa.

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Educação e pandemia

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Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

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Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

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