Edição V. 13, Ed. 35 - 17/09/2013

A importância dos fóruns na Educação a Distância: algumas considerações

O último século foi muito rico em mudanças tecnológicas, mas o ensino, de forma geral, não conseguiu acompanhar essas mudanças (Couto, 2004), embora muitos se esforçassem para introduzi-las com sucesso nas escolas (Rodríguez, 2000; Carballo e Fernández, 2005; Orellana et al., 2004; Canales, 2005; Wu et al., 2001; Barnea e Dori, 2000).

Leia este artigo

Entrelaçando Paulo Freire e Leonardo Boff

Ultimamente, tenho pensado bastante sobre o legado deixado por alguns escritores comprometidos com ideais que alicerçam ou deveriam alicerçar os princípios da Educação em nosso país. Pessoas que trazem sérias reflexões sobre a importância da prática docente nas salas de aula e de seu impacto em nossa sociedade. Considero aqui, dentre vários, Paulo Freire e seu livro Pedagogia da Autonomia e Leonardo Boff e o livro A águia e a galinha, para revisitar algumas questões norteadoras de tais práticas.

Leia este artigo

O primeiro ano do resto da vida deles

E chega tão rápido o dia do fim da licença-maternidade – aquele período em que mãe e filho são apenas um – que a pergunta não para de martelar: como se separar de um bebê tão pequenininho? Mas é hora de ele saber que existe vida longe do colo materno. Normalmente, o primeiro lugar que tem a função de fazer tal cisão é a escola. Muitas famílias conseguem adiar essa separação por um ou dois anos, mas o dia inevitável chega. Os pais, então, achando que nenhum lugar irá substituir o aconchego do lar – e não vai mesmo –, lançam-se à procura da creche perfeita. Muitos locais visitados são legais, mas uma tem muita umidade; a outra tem muitas crianças por turma; a mãe não gostou da professora; o pai achou cara demais; é contramão. Todas têm um “porém”. Até que os pais se tocam de que o papel da escolinha não é ser extensão do lar, e sim uma porta para o mundo externo: um lugar onde o filho irá se relacionar com seus pares, aprender a comer sozinho, pedir para ir ao banheiro e, futuramente, ler, escrever e tornar-se uma pessoinha com seus desejos, gostos, habilidades e dificuldades.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco