Edição V. 14, Ed. 11 - 25/03/2014

Uma crônica

Hoje fui aposentado. O Estado me aposentou, impiedosamente. Pior: me proibiu de trabalhar, de hoje em diante, na universidade cuja concepção, gestação, nascimento, criação e crescimento compartilhei durante os últimos 35 anos. Só posso trabalhar na condição de “velho” – “sênior”, uma elegância fantasmagorizada – se a universidade me quiser. Assim, estou condenado para o resto da minha vida a ganhar salário do Estado sem trabalhar. Estou me sentindo mal. Um insulto. Uma deformação do ser humano. Uma ordem suprema da nação inapelavelmente fere os princípios e as leis do jogo na luta pela produção e reprodução da espécie humana. Alguém pode impedir o outro de trabalhar? Sinto que ninguém tem legitimidade para proibir alguém de trabalhar.

Leia este artigo

Funk canibal

Sei que muita gente não vai gostar do texto que vai abaixo. Mas esta semana vi, no Facebook, meninas de escolas onde estive em palestras. Postaram fotos trajadas para bailes funk. Postaram fotos mostrando suas performances. São adolescentes. Sei que não vão bem na escola. Sei que são humildes. Sei que estão estragando os seus futuros. Me entristeci. Veio este texto – protesto, em verdade. Fotografia da epidemia que muitos levam na brincadeira, sem perceber o abismo. Um desabafo. Espero que as tais meninas o leiam. Quem sabe o entendem? Quem sabe refletem? Quem sabe...

Leia este artigo

A excelência do educador e uma pedagogia social em tempos de construção de novos relacionamentos cidadãos - fragmentos de conversas

Fragmento 1: Em 12 de fevereiro, para uma grande plateia, foi apresentado o estudo A partir de um ensino de excelência: como melhorar a qualidade da educação para todos os colombianos, da Fundação Compartir, realizado pelos pesquisadores Sandra García Jaramillo, Darío Maldonado Carrizosa, Guillermo Perry Rubio, Catherine Rodríguez Orgales, Juan Esteban Saavedra Calvo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco