Edição V. 14, Ed. 27 - 22/07/2014
Em busca do tempo perdido – em sala de aula
Se fôssemos contar o tempo que nós, professores, gastamos em sala de aula com atividades que nada têm a ver com a matéria provavelmente ficaríamos chocados com o desperdício.
Leia este artigoManoel de Barros e suas ressonâncias
Teorizar a própria obra por meio de entrevistas é uma das características ou estratégias estéticas do poeta Manoel de Barros. Nessa prática, ele gosta de falar apenas sobre sua poesia, evitando discorrer sobre sua pessoa. Um dos seus assuntos favoritos é, na verdade, falar sobre como faz poesia, suas temáticas, seu estilo, linguagem, leituras e influências. Estas podem ser, resumidamente, as considerações iniciais da primeira leitura do livro Encontros. Manoel de Barros (2010), organizado pelo professor Adalberto Müller sobre as entrevistas do poeta.
Leia este artigoConselho Tutelar: possibilidades para um cotidiano escolar humanizado e humanizante
Cíntia Borges de Almeida
Leia este artigoLaboratório Sustentável de Matemática
A professora Daniela Mendes Vieira licenciou-se em Matemática pelo Consórcio Cederj, diplomada pela Universidade Federal Fluminense. Aprovada em concurso público para trabalhar na rede pública estadual de ensino, criou, junto com seus alunos, uma forma de desenvolver objetos de aprendizagem para o ensino da disciplina, com foco em materiais manipuláveis sustentáveis.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."