Edição V. 14, Ed. 30 - 12/08/2014
As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e a Educação das Relações Étnico-Raciais
Este artigo tem por objetivo abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina (DCN de Medicina), destacadamente quando preveem, perante o projeto pedagógico do curso (PPC), que deverá contemplar nos temas transversais a “Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Leia este artigoA vida não é blockbuster, você não entendeu
Outro dia, durante uma conversa, meu irmão contou-me que havia assistido a um filme na televisão sobre bullying chamado Um grito de socorro. A história era de um menino gordinho e quieto constantemente humilhado por seus colegas da escola. Ao longo da película, a situação vai se intensificando até que, ao final, não aguentando mais a vida que levava, acaba se suicidando. Apesar de o filme ser baseado em uma obra de ficção, podemos dizer que está bem próximo do que acontece na realidade. Algumas cenas – como quando um colega do garoto diz que vai ajudá-lo e... toca uma música –, assim como o desfecho, causaram certo estranhamento em meu irmão. Sem entender a causa de tal sensação, ele fez uma pesquisa na internet sobre o filme. Tratava-se de uma produção holandesa.
Leia este artigoFormação docente contínua: a busca da satisfação pessoal na construção de uma identidade profissional na sociedade do século XXI
Este artigo tem como objetivo discutir a importância de considerar a educação contínua como parte fundamental do trabalho docente na busca de autonomia para dirigir seus desafios e resolver as suas necessidades dentro do contexto social em que vivemos hoje. Assim o professor pode desempenhar o seu papel como agente transformador na Educação contemporânea. A partir de estudos de Paulo Freire (1991, 1996, 2002) e António Nóvoa (1991, 2002, 2009) entre outros autores, percebe-se a necessidade de sempre procurar maneiras de reinventar um sentido para a escola; sem dúvida, é pela educação continuada. Com isso, o aprender é essencial na vida do profissional docente, pois resultará numa satisfação pessoal e profissional.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."