Edição V. 14, Ed. 30 - 12/08/2014

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e a Educação das Relações Étnico-Raciais

Este artigo tem por objetivo abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina (DCN de Medicina), destacadamente quando preveem, perante o projeto pedagógico do curso (PPC), que deverá contemplar nos temas transversais a “Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Leia este artigo

A vida não é blockbuster, você não entendeu

Outro dia, durante uma conversa, meu irmão contou-me que havia assistido a um filme na televisão sobre bullying chamado Um grito de socorro. A história era de um menino gordinho e quieto constantemente humilhado por seus colegas da escola. Ao longo da película, a situação vai se intensificando até que, ao final, não aguentando mais a vida que levava, acaba se suicidando. Apesar de o filme ser baseado em uma obra de ficção, podemos dizer que está bem próximo do que acontece na realidade. Algumas cenas – como quando um colega do garoto diz que vai ajudá-lo e... toca uma música –, assim como o desfecho, causaram certo estranhamento em meu irmão. Sem entender a causa de tal sensação, ele fez uma pesquisa na internet sobre o filme. Tratava-se de uma produção holandesa.

Leia este artigo

Formação docente contínua: a busca da satisfação pessoal na construção de uma identidade profissional na sociedade do século XXI

Este artigo tem como objetivo discutir a importância de considerar a educação contínua como parte fundamental do trabalho docente na busca de autonomia para dirigir seus desafios e resolver as suas necessidades dentro do contexto social em que vivemos hoje. Assim o professor pode desempenhar o seu papel como agente transformador na Educação contemporânea. A partir de estudos de Paulo Freire (1991, 1996, 2002) e António Nóvoa (1991, 2002, 2009) entre outros autores, percebe-se a necessidade de sempre procurar maneiras de reinventar um sentido para a escola; sem dúvida, é pela educação continuada. Com isso, o aprender é essencial na vida do profissional docente, pois resultará numa satisfação pessoal e profissional.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco