Edição V. 14, Ed. 32 - 26/08/2014
Formação continuada: entre as práticas e os saberes docentes
Marcelo Gomes da Silva
Leia este artigoDiabruras da literatura infantojuvenil
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 - São Paulo, 04 de julho de 1948) foi um dos mais influentes e representativos escritores brasileiros do século XX. Foi um relevante editor de livros e autor de importantes traduções. Seguindo ao precursor Figueiredo Pimentel (Contos da Carochinha) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto de sua obra de livros infanto-juvenis, que constitui aproximadamente metade da sua produção literária.
Leia este artigoA educação e os meios de comunicação
Não creio que exista dúvida sobre o importante papel da mídia nos dias atuais. Sabemos de sua importância no campo da socialização de informações, da ressonância em publicidade no que toca ao cenário das políticas públicas, à democratização das informações e à necessidade de liberdade de sua ação no que se refere ao fortalecimento dos pilares da democracia. Não obstante sua importância, a mídia como veículo de informação na educação vem se revestindo, nas últimas décadas, de roupagens constrangedoras, complexas e perigosas.
Leia este artigoA Geografia Cultural: novas perspectivas para a ciência geográfica e sua importância na escola
Pouco se fala na escola acerca dos subcampos científicos. A normatização do currículo torna o conteúdo a ser estudado homogêneo e excessivamente esquemático. A utopia de um didatismo eficiente coaduna com mentes acríticas e com pouca exploração científica. Na ciência geográfica não é diferente. Desde o fim do século XIX, a Geografia se espraia pelo viés humanista com vigor e vislumbra não apenas o espaço de ação do homem, mas também os produtos dessa ação no espaço e no tempo. Daí surgem os territórios que configuram identidades e pertencimentos sociais. Os grupos, portanto, necessitam do espaço para se reordenar, se reconhecer e exercer sua cultura.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."