Edição V. 14, Ed. 37 - 21/10/2014

Vinte anos qualificando professores de Ciências e Biologia no Rio de Janeiro

Biologia e Biociências

Apresentação de pôsteres marca o encerramento do Curso de Especialização de Ensino de Ciências, na UFRJ, coroando 20 anos de êxito, segundo Elisa Oswaldo-Cruz.

Leia este artigo

Reflexões sobre o ato de educar: educação e humanização

Formação de Professores

A racionalidade técnica, segundo Daise Diniz, pode tornar-nos incapazes de manter uma convivência pacífica, autônoma e solidária, levando-nos à impossibilidade de vivermos bem em sociedade.

Leia este artigo

Síndrome de burnout no magistério

Formação de Professores

Sílvia Aparecida Alves e Eduardo Córdula afirmam que tensão emocional e estresse crônico caracterizam a síndrome, que se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão pede envolvimento interpessoal.

Leia este artigo

Nada melhor do que do que não fazer nada

Outras Mais Específicas

Encher as crianças de atividades extraescolares pode provocar estresse e ofuscar o principal ofício dos infantes: brincar. Isso as impede de colocar em prática suas vivências e expressar de forma lúdica as informações que recebeu.

Leia este artigo

Erotismo na literatura

Língua Portuguesa e Literatura

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco