Edição V. 15, Ed. 11 - 09/06/2015
Dilma Rousseff e a Educação via pharmakós da mídia brasileira
Cidadania e ComportamentoUma pátria educadora deve primar por se reinventar eticamente, participar da política, tornar as pessoas mais responsáveis; mas a mídia, que não incorpora essas ideias, está sendo a principal entidade educacional do país.
Leia este artigoDireitos Humanos e ambiente escolar: rudimentos interpretativos para a gestão democrática
Formação de Professores e Política EducacionalPara construir uma gestão escolar democrática, que valorize os Direitos Humanos, é fundamental a articulação entre os diversos atores sociais que formam a comunidade escolar.
Leia este artigoSer mulher está muito além da maternidade
Outras Mais EspecíficasA maternidade não é obrigação da mulher, assim como cozinhar, arrumar a casa, cuidar dos filhos... Nem é isso que faz com que a mulher se sinta completa. Por isso, muitas vezes o Dia das Mães é tão machista.
Leia este artigoAssessora do MEC fala sobre apoio a iniciativas em inovação na educação
Política EducacionalLeia este artigo
Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e a gênese da língua escrita
Formação de ProfessoresO conhecimento dos vários níveis de alfabetização e a valorização do que a criança traz de antes da escola são chaves para valorizar a escrita espontânea da criança.
Leia este artigoEducação e pandemia
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Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."