Edição V. 15, Ed. 18 - 15/09/2015

Web-rádio na Educação: experiências formativas envolvendo a utilização de mídia radiofônica em escolas de Educação Básica de Minas Gerais

Computação e Tecnologias

Como o rádio é um meio de comunicação de grande importância na sociedade contemporânea, saber usá-lo para práticas educativas traz uma forte razão para ser utilizado nas escolas, até mesmo para a democratização da informação.

Leia este artigo

A transposição do Rio São Francisco

Ecologia e Meio Ambiente

As consequências da transposição do Rio São Francisco precisam ser analisadas para evitar catástrofes ambientais irreversíveis, evitando que, para combater a histórica seca do Nordeste brasileiro, “se cubra um santo para despir outro”.

Leia este artigo

A contribuição do construtivismo na formação do indivíduo

Formação de Professores

Ao estimular o aluno a pesquisar e definir suas descobertas, o construtivismo contribui para ele fortalecer a confiança em si mesmo. Para isso, deve-se elaborar estratégias que ofereçam qualidade de ensino e aprendizagem.

Leia este artigo

Ideologia racial brasileira: o racismo subjacente nas histórias em quadrinhos

Cidadania e Comportamento

O preconceito com a raça negra exibido em alguns trabalhos paradidáticos comprova a perspectiva veladamente eurocêntrica que coloca o negro em atitude passiva em relação à escravidão e a Abolição como um favor feito pelos brancos.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco