Edição V. 16, Ed. 25 - 06/12/2016
A construção do conceito do Teorema de Tales utilizando o software Régua e Compasso
MatemáticaO uso do software Régua e Compasso foi muito positivo para trabalhar o Teorema de Tales com alunos do 9º ano, em atividades divididas em duas aulas, demonstrando que recursos digitais podem contribuir para os estudos de Geometria.
Leia este artigoReflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de ProfessoresAs práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.
Leia este artigoReflexões sobre a gestão participativa e democrática
Formação de Professores e Política EducacionalUm gestor precisa mais do que tomar decisões e ficar à frente da escola. Ele precisa ser um planejador, um coordenador que distribui responsabilidades e traz toda a comunidade para atuar na "sua" unidade. Para sua gestão ser democrática, deverá ouvir as ideias e opiniões dos atores envolvidos.
Leia este artigoEducação e ressignificação do indivíduo e da sociedade
Formação de ProfessoresO processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.
Leia este artigoEducação patrimonial: conhecer fotografando para valorizar
Educação ArtísticaUm projeto de fotografia que buscava estudar aspectos culturais de João Pessoa e serviu como atividade para valorizar o patrimônio cultural da cidade e motivar os alunos a discuti-lo e lutar para sua preservação.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."