Edição V. 16, Ed. 25 - 06/12/2016

A construção do conceito do Teorema de Tales utilizando o software Régua e Compasso

Matemática

O uso do software Régua e Compasso foi muito positivo para trabalhar o Teorema de Tales com alunos do 9º ano, em atividades divididas em duas aulas, demonstrando que recursos digitais podem contribuir para os estudos de Geometria.

Leia este artigo

Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente

Formação de Professores

As práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.

Leia este artigo

Reflexões sobre a gestão participativa e democrática

Formação de Professores e Política Educacional

Um gestor precisa mais do que tomar decisões e ficar à frente da escola. Ele precisa ser um planejador, um coordenador que distribui responsabilidades e traz toda a comunidade para atuar na "sua" unidade. Para sua gestão ser democrática, deverá ouvir as ideias e opiniões dos atores envolvidos.

Leia este artigo

Educação e ressignificação do indivíduo e da sociedade

Formação de Professores

O processo de ensino-aprendizagem deve buscar a emancipação do ser humano e não reproduzir as estruturas de submissão que existem na sociedade; para isso, é preciso que os atores da Educação deixem suas verdades e trabalhem para a construção solidária do conhecimento.

Leia este artigo

Educação patrimonial: conhecer fotografando para valorizar

Educação Artística

Um projeto de fotografia que buscava estudar aspectos culturais de João Pessoa e serviu como atividade para valorizar o patrimônio cultural da cidade e motivar os alunos a discuti-lo e lutar para sua preservação.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Inscrições até 02/09 | Letramento visual e leituras da imagem na WEB

De 02 de setembro a 09 de dezembro de 2024, será realizada a terceira edição do curso de extensão Leituras da imagem na web, dedicado aos professores da Educação Básica e interessados em Artes Visuais. Curso na forma MOOC, gratuito, duração de três meses, 100% a distância e com certificado da UFRJ de 60 horas.

Inscrições abertas

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco