Edição V. 17, Ed. 1 - 10/01/2017

Brincando de professora torna-se professora?

Formação de Professores

É uma das profissões mais estressantes, com baixos salários e desvalorização da categoria; o que motivaria uma pessoa a ser docente? Uma pesquisa mostra que muitas vezes a brincadeira de ser professor, na infância, pode ser um desses fatores.

Leia este artigo

A temática ambiental na Educação Infantil

Cidadania e Comportamento

Como forma de contextualização quanto às práticas agressivas da humanidade frente à natureza, uma sequência didática realizada na Educação Infantil mostra como as atividades na escola podem se transformar num exercício de cidadania.

Leia este artigo

A relevância dos saberes linguísticos dos alunos para a aquisição da língua escrita

Língua Portuguesa e Literatura

O processo de alfabetização na escola deve privilegiar os conhecimentos anteriores dos alunos sobre sua língua materna e suas práticas de comunicação, a fim de construir uma aprendizagem significativa desse sistema essencial para a inserção desse aluno na sociedade.

Leia este artigo

As tecnologias nas aulas de Educação Física Escolar

Educação Física

O uso de recursos tecnológicos nas aulas de Educação Física Escolar não tira a responsabilidade do professor nem isenta da realização de atividades práticas presenciais como forma de educar o corpo e o movimento dos estudantes.

Leia este artigo

A contribuição de mestrados em ensino nas práticas de gestão escolar

Formação de Professores e Política Educacional

Docentes que assumiram cargos de gestão escolar consideram que a formação continuada que tiveram nesse assunto contribuiu bastante para seu desempenho à frente de unidades escolares, em pesquisa realizada no Rio Grande do Sul.

Leia este artigo

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco